Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cuidados com a pele seca

As principais recomendações são usar produtos adequados para a hidratação e beber bastante água

em 26/09/2014

Foto: Thinkstock

A pele seca, no geral, por ter pouca oleosidade natural, tem um aspecto opaco e áspero. E quando o frio chega, a baixa umidade do ar faz as rachaduras se tornarem mais evidentes. Além disso, na pele seca, as olheiras podem se tornar mais visíveis.

É por isso que, quem tem a pele seca, sabe que não pode descuidar da hidratação. Mas este é apenas um detalhe (porém, muito importante) entre outros cuidados necessários com este tipo de pele.

A função da pele

A dermatologista Isabel Martinez destaca que, para entendermos por que a pele seca exige cuidados especiais, temos que entender, primeiro, qual é a função da pele. “Ela funciona como uma barreira, que evita a entrada de micróbios, nos protege de toxinas ambientais, mantém sua própria hidratação e a difusão do estresse oxidativo. Para que ela atue na sua função de barreira, toda a sua estrutura tem que estar funcionando adequadamente”, diz.

“Por exemplo, uma das coisas que ocorre quando a pele está seca, é o fato de ficarmos mais suscetíveis a coceiras, irritações na pele, entre outros problemas”, acrescenta a médica. “Além disso, existem muitas variações de ambiente e temperatura que também prejudicam uma pele sem cuidados”, lembra.

Mas por que a pele de algumas mulheres é mais seca do que a de outras? Esta é uma dúvida bastante comum entre as pessoas. A dermatologista Isabel explica que existem várias causas para isso, “tais como condições ambientais e genéticas, que explicam um paciente ser mais sensível que o outro. Mas, uma delas é, por exemplo, a diminuição da produção de ceramidas pela pele”, diz.

Cuidados necessários

Isabel Martinez afirma que a pele seca exige diversos cuidados, e eles não se restringem apenas ao rosto. “Por exemplo, ao lavar as mãos com sabonete, a pessoa que tem esse tipo de pele deve usar hidratante logo após. É fundamental ainda usar sempre hidratantes e sabonetes ideias para peles secas, determinados pelo especialista”, diz.

A dermatologista explica que a pessoa que tem pele seca pode lavar o rosto de uma a duas vezes ao dia, mas é fundamental usar sabonetes leves, não esfregar muito, não usar água quente e hidratar o rosto logo após a lavagem. “Isso porque o ideal é hidratar com a pele ainda úmida. Porém, durante o dia, vale hidratar mesmo sem precisar molhar as mãos”, diz.

“O objetivo fisiológico da hidratação facial é restaurar a elasticidade e flexibilidade do extrato córneo, restaurando sua função de barreira. Por isso nunca podemos esquecer de manter a pele hidratada”, acrescenta a profissional.

Outra dica importante é evitar banhos com água muito quente – que podem colaborar ainda mais com o ressecamento da pele.

Muitas mulheres lavam a louça com frequência e, especialmente aquelas que têm a pele seca, devem usar luvas para proteger as mãos, e passar hidratante logo após a tarefa.

Outra orientação fundamental para manter a pele hidratada é beber muita água. Mas, é claro, este hábito não substituiu a necessidade de utilizar hidratantes – de preferência, aqueles recomendados por sua dermatologista.

Produtos para manter a pele hidratada

Uma das dificuldades está em escolher produtos adequados para promoverem a hidratação da pele seca, não só da face, mas das mãos, dos pés e do corpo em geral.

A questão é que um produto que é eficaz para uma pessoa, talvez não seja o ideal para outra. Por isso se reforça a necessidade de buscar a ajuda de um especialista para indicar os melhores produtos para a sua pele.

“Existem alguns pacientes que precisam usar formulações mais gordurosas, como, por exemplo, os idosos”, diz Isabel Martinez.

A dermatologista destaca ainda que existem cremes direcionados para cada região, como para os pés – que, em alguns cremes, apresentam, por exemplo, uma concentração maior de ureia.

“A dica é usar cremes que contenham ômegas 3, 6 e 9, ácido hialurônico, ureia, antioxidantes. Além de águas termais sem cálcio – ou aquela que tiver a menor quantidade de cálcio”, acrescenta a médica.

Maquiagem

A mulher que tem a pele seca necessita de cuidados especiais na hora de se maquiar? Essa é uma dúvida muito comum.

Isabel Martinez explica que ela deve, primeiramente, usar um hidratante antes da maquiagem. “Uma dica é apostar no primer com ômegas”, diz.

Na hora de retirar a maquiagem é que vêm os maiores cuidados. “A maior parte dos demaquilantes apresenta uma substância que tira gordura, já que algumas bases têm em sua composição uma parte de óleo – que deverá ser retirada da pele. Mas, com essa ação dos demaquilantes, os lipídeos da pele também vão embora. Então é fundamental passar água e um bom hidratante para repor a barreira da sua pele após o processo de retirada da maquiagem”, explica a dermatologista.

Seguindo todos esses cuidados e contando sempre com as indicações de sua dermatologista de confiança, o fato de ter a pele seca não tende a ser um grande problema. Pois, com bons produtos, específicos para o seu caso, e bebendo bastante água diariamente, todos os incômodos que ela poderia causar serão amenizados.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas