Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Cuidados com a higiene íntima

Saiba como manter uma boa higiene íntima e ficar livre de infecções

em 17/09/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Manter uma higiene íntima adequada é muito importante para proteger a região genital de infecções e outros incômodos. É preciso estar atenta a pequenos cuidados diários e com a chegada das altas temperaturas, os cuidados com a higiene íntima precisam ser redobrados. Principalmente no calor, alguns hábitos que aparentemente não são prejudiciais, como ficar com o biquíni molhado por muito tempo, podem causar diversos problemas.

Como manter uma boa higiene íntima?

As medidas para manter uma boa higiene íntima são bem simples, mas essenciais. O uso de roupas de banho ou calcinhas úmidas por um período prolongado cria o ambiente perfeito para que fungos e bactérias causadores de doenças se multipliquem na região genital da mulher. Assim que sair do mar ou da piscina, troque de roupa e vista uma calcinha limpa e seca.

Os protetores diários também são vilões, pois abafam a região e podem provocar corrimentos, coceira e infecções. Bastante atenção também com os absorventes, que devem ser trocados a cada quatro horas, mesmo que o fluxo menstrual seja pouco. Tenha sempre na bolsa lencinhos umedecidos, eles são ótimos para situações de emergência, mas não devem ser usados todos os dias para não provocarem irritação e coceira.

No dia-a-dia, evite usar roupas muito justas e de tecidos grossos, prefira roupas mais leves. Quanto às calcinhas, elas devem ser colocadas para secar sempre em um ambiente fresco e seco, nunca dentro do banheiro. Evite as calcinhas de tecido sintético, o ideal é usar as de algodão ou de tecidos que facilitem a transpiração e a ventilação da vagina. Deixe para usar as calcinhas de outros tecidos em ocasiões especiais.

Os sabonetes íntimos são bons aliados para ajudar a preservar a higiene íntima feminina, já que os sabonetes comuns costumam ser pouco ou ácidos demais para a higiene diária da mulher. Como possuem um grau de acidez semelhante ao da região genital, os sabonetes íntimos ajudam a manter o equilíbrio e reduzem as chances de irritação na vagina mesmo em dias de muito calor ou em atividades de suor excessivo, como por exemplo, durante a prática de esportes. Os sabonetes com PH neutro ou os sabonetes glicerinados também são indicados para a higiene íntima da mulher, pois não irritam a pele.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas