Cuidados ao lavar a louça

Dicas para tornar essa tarefa mais rápida e prática

Por Carolina Werneck
cuidados ao lavar a louca Cuidados ao lavar a louça

Foto: Thinkstock

Manter de maneira adequada uma casa ou apartamento é como seguir uma lista de necessidades e tarefas que devem ser cumpridas diariamente. Os cuidados com o ambiente em que você mora determinam, em parte, a sua qualidade de vida, uma vez que ambientes limpos e organizados tendem a trazer benefícios relacionados ao bem-estar físico e emocional. Dentre essas necessidades estão a organização e limpeza do lar.

No começo pode parecer divertido organizar os livros na estante, manter o armário arrumado ou passar uma vassoura pela casa no final de semana. Com o tempo, todavia, a rotina repetitiva dos cuidados domésticos acaba cansando mesmo a mais dedicada dona de casa.

Lavar a louça, por exemplo, é necessidade constante. Para que não seja um suplício, anote essas dicas de cuidados e facilidades na hora de enfrentar a pia.

Detergente ou sabão em barra?

O detergente foi desenvolvido para facilitar a remoção da gordura. Além disso, pode ressecar as mãos com maior facilidade que o sabão em barra. Este resolve com perfeição a maior parte dos casos de sujeira, de modo que vale a pena deixar o detergente para ser usado apenas nas louças mais engorduradas. Outra dica é usar sabão de soda ao invés de sabão de coco, uma vez que o segundo é mais indicado para lavar a roupa. A maioria das marcas disponibiliza as duas opções.

Copos

Os copos devem ser lavados primeiro, porque normalmente estão quase totalmente livres de gordura, o que evita que sua bucha fique engordurada já no primeiro item da pia. Comece esfregando todos – por dentro e por fora – e depois enxágue um por um. Esse procedimento economiza água.

Talheres

Dando continuidade à “escala de gordura”, estão os talheres, que são o item menos engordurado depois dos copos. Proceda da mesma forma que com os copos, esfregando um por um para depois enxaguá-los de uma só vez. Tenha cuidado com as curvas e espaços entre os dentes dos garfos e facas, para não deixar nenhuma sujeira para trás.

Pratos

Quando terminar de comer, vá até a lixeira e jogue fora os restos de comida que eventualmente tenham ficado nos pratos. Ao colocá-los na pia, jogue água sobre eles para impedir que os resíduos endureçam, isso facilita as coisas na hora de lavá-los. Esfregue-os por dentro e por fora, empilhando-os antes de enxaguar.

Potes, panelas e formas

Comece pelos potes e bacias de plástico. Em seguida, passe para as panelas, lavando sempre da menos engordurada para a mais engordurada. Por último, dedique-se às formas. Em qualquer um dos casos, vale a pena colocar água previamente, para amolecer a sujeira e facilitar o trabalho.

Finalize a tarefa lavando a cuba (parte de dentro da pia) e a parte de fora da pia. Isso é importante para manter a limpeza e higiene do ambiente. Esfregue rapidamente com a bucha e o sabão neutro e enxágue, secando em seguida.