Crossfit: tudo sobre a modalidade que está fazendo sucesso

Os treinos são feitos em um período curto, mas de alta intensidade de esforço

Por Tais Romanelli
crossfit Crossfit: tudo sobre a modalidade que está fazendo sucesso

Foto: Thinkstock

“Tornar a pessoa mais preparada para as exigências e os imprevistos do cotidiano – seja para fazer um movimento de agachar ou até mesmo para saltar por um muro”. Esta é, de acordo com Leandro Galende, bacharel em Esportes, a finalidade do Crossfit, modalidade que tem chamado a atenção de muita gente dentro e fora do País.

No Brasil, o Crossfit ainda é uma novidade, e muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto. Porém, a modalidade tem sido desenvolvida há décadas por Greg Glassman, nos Estados Unidos. “Atualmente, o Crossfit é utilizado para o treinamento da S.W.A.T e dos US Mariners, nos EUA,e também por vários atletas de esporte de alto rendimento, como, por exemplo, Tony Kanaan, piloto brasileiro de Fórmula Indy”, explica Leandro Galende.

A modalidade

Resumidamente, Crossfit é um programa de treinamento que busca a ampla adaptação fisiológica para qualquer tipo de pessoa. “Os treinos visam o aprimoramento de todas as capacidades físicas em um período curto, mas de alta intensidade de esforço. Para tal, os exercícios que são utilizados são classificados de funcionais e o aluno é incentivado a ser o melhor dentro do desafio imposto pelo Work of the Day (WOD – tarefa do dia), que é a sessão de treino”, explica o bacharel em Esportes.

Quem pode praticar?

O Crossfit está ao alcance de todos, independentemente de sexo e idade. “Os exercícios podem ser adaptados conforme a capacidade e limitações de cada aluno. Entretanto, como qualquer modalidade física, é muito importante as pessoas consultarem um cardiologista antes de iniciarem o programa”, destaca Leandro Galende.

Os exercícios

Como essa é uma modalidade relativamente nova no Brasil, muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de praticar ou assistir um treino e, por isso, não têm ideia de como são os exercícios de Crossfit. Veja um vídeo que mostra um pouco do que é o Crossfit:

Leandro explica que os treinos são curtos e intensos. “A ideia é realizar o máximo de esforço para cumprir a tarefa no menor tempo possível ou ainda, em um tempo determinado, realizar o máximo de repetições que conseguir”, diz o profissional.

Pela alta intensidade da atividade, o gasto calórico é mais elevado do que uma sessão de musculação com o mesmo tempo de um WOD no Crossfit. “Mas como os treinos nunca se repetem, fica difícil de mensurar um valor exato”, explica Leandro Galende.

Abaixo, o profissional cita um exemplo de treino (WOD) do Crossfit.

Realizar no menor tempo possível, três séries de:

  • 400 metros de corrida
  • 30 Sit-up (abdominal saindo da posição deitada para a posição sentada)
  • 15 Flexões de braço.

Praticando em casa

Será que é possível realizar alguns dos exercícios utilizados no Crossfit em casa? Essa é uma alternativa que muitas pessoas – especialmente aquelas que reclamam da falta de tempo para ir à academia – buscam.

O bacharel em Esportes Leandro Galende diz que o site Crossfit divulga uma agenda de treinos (diariamente) onde a pessoa pode acompanhar e praticar os exercícios, já que, além da descrição do WOD, há vídeos explicativos.

“Mas o ideal seria procurar alguém capacitado a orientar as técnicas dos exercícios, minimizando os riscos de lesões durante a atividade, já que muitos exercícios envolvem a utilização de sobrecargas ou movimentos complexos (como o levantamento olímpico)”, destaca o profissional.

Orientações para quem pretende começar

Que profissional está habilitado para dar aulas de Crossfit? Esta é uma dúvida comum entre as pessoas que ainda não conhecem a modalidade, na prática.

Leandro Galende explica que existem cursos, nas academias credenciadas de Crossfit do Brasil, onde você aprende a metodologia e as aplicações práticas da modalidade. “Porém, para usar o título de instrutor de Crossfit, é preciso fazer o Curso Internacional da Crossfit”, diz.

Então, se você gostou da ideia e está interessada em praticar a modalidade, se informe sobre academias da sua cidade que têm profissionais habilitados para darem essas aulas.

Não se esqueça também de consultar um médico que assegure que você tem boas condições para praticar esta e outras atividades físicas. Após isso, você estará preparada para usufruir de todos os benefícios que o Crossfit pode oferecer!