Cosméticos orgânicos

Os cosméticos orgânicos servem para cuidar da beleza e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo

Por Deborah Busko
Atualizado em 08/11/2011 16:46

cosméticos orgânicos 300x200 Cosméticos orgânicos

Cuidar da beleza e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente, essa é a proposta dos cosméticos orgânicos. Os chamados “cosméticos verdes” são produtos ecologicamente corretos, feitos à base de compostos de origem sustentável. Ou seja, os ingredientes usados nos cosméticos orgânicos são livres de agrotóxicos e conservantes, não contém aditivos químicos e não foram submetidos a testes em animais.

Mas além de seguir filosofias ecológicas e sustentáveis que colaboram com o planeta, este tipo de cosméticos oferece também vantagens nos cuidados diários da beleza feminina. Em especial, a maquiagem orgânica.

As diferenças da maquiagem orgânica em relação aos resultados quando aplicada na pele é quase inexistente. No entanto, os riscos de alergias são menores, já que é menos agressiva para a pele. Ela também não resseca a pele e diminui a incidência de acne.

É importante destacar que a ausência de conservantes na composição da maquiagem orgânica torna sua duração menor. Enquanto uma maquiagem sintética, do tipo convencional que toda mulher conhece, pode durar até dois anos, a versão orgânica não ultrapassa os seis meses.

Os cuidados ao escolher um cosmético orgânico são os mesmos que se deve ter ao escolher um produto comum. Procure saber sua procedência e os componentes usados na fabricação, escolha marcas de confiança e só use produtos específicos para o seu tipo de pele.