Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cortes de cabelo repicado: um toque de descontração para o visual

Conheça os tipos de repicado existentes e confira opções do corte para cabelos de diferentes comprimentos e texturas

em 28/04/2015

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Dizem que o cabelo é a moldura da face e por isso ele é um ponto que faz toda a diferença no visual, principalmente para as mulheres. Pensando nisso, manter as cores e os cortes que valorizam sua beleza é muito importante. E uma opção que fica bem em diferentes formatos de rosto e tipos de fio é o corte repicado.

Ao trazer modernidade e movimento aos cortes de cabelo e valorizar o visual das mulheres, o repicado conquistou o apreço do público feminino. Prático e democrático, o corte repicado pode ser usado em todos os tipos de cabelo, apenas tomando alguns cuidados específicos para cada tipo de fio.

Além de facilitar o cuidado dos fios e se adaptar tanto em fios enrolados quanto em lisos, as madeixas repicadas podem ter tamanhos diferentes. Ou seja, é possível encontrar um corte repicado para chamar de seu sem ter que mudar o comprimento de sua preferência.

Confira as dicas hairstylist do Salão Prime, Ângela Cristina, e saiba como escolher o melhor tipo de repicado para você.

Cortes de cabelo repicado feminino

Assim como já foi dito acima, existem diferentes tipos de repicado que variam de acordo com o comprimento dos frios. O repicado pode ser feito em camadas, somente nas pontas ou ao longo do cabelo de forma irregular. Conheça quais são as melhores opções de repicado para cada comprimento de cabelo e escolha a que mais combina com você.

Cabelo repicado curto

As mulheres de fios curtos normalmente são mais flexíveis quando o assunto é cabelo e não têm medo de arriscar no corte. O repicado é uma boa pedida para as adeptas do cabelo curto, pois dão mais destaque à sensualidade (parte ou todo o pescoço fica a mostra) e praticidade natural do comprimento.

No caso do corte “joãozinho” o repicado aparece nas pontas e na região da franja, devido a quantidade reduzida de cabelo. O interessante é criar um efeito de encaixe entre os fios, para conseguir um ar despojado e arrumadinho ao mesmo tempo.

Para o corte conhecido como bob curto, onde os fios ficam na altura do queixo, é possível criar repicados de diferentes tipos. O repicado em camadas cria uma aparência mais descontraída, o repicado nas pontas gera um acabamento especial ao corte.

Cabelo repicado médio

Os cabelos médios são facilmente relacionados ao corte chanel e o repicado entra em cena justamente para inovar esse modelo de corte e quebrar com a ideia tradicional do chanel. A hairstylist Ângela orienta que as mulheres de cabelos lisos e médios apostem no repicado nas pontas para garantir mais volume e deixar o look atual.

No chanel, as camadas trazem mais volume e movimento ao visual e as pontas irregulares conferem um toque de ousadia. Além disso é possível criar variações do chanel através do tipo de franja escolhido (curta ou longa, desfiada ou reta, maior ou menos que o resto do cabelo).

Uma outra opção de corte médio é o bob longo, que tem ganhado espaço entre as blogueiras. Esse corte característico dos anos 90 em que os fios ficam sobre os ombros, voltou acompanhado de um leve repicado nas pontas e um ar mais despojado.

A vantagem desse corte sobre os cabelos longos é a praticidade ao cuidar dos fios e quanto aos cabelo curtos é não limitar o uso de penteados presos. Unir um repicado em camadas com o bob longo é uma ótima dica para um look com ondas.

Cabelo repicado longo

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi / Le Happy / Olivia Emily

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi / Le Happy / Olivia Emily

Manter os fios compridos pode ser complicado para as mulheres, por terem que desempenhar múltiplas tarefas no dia a dia e o comprimento exigir mais cuidados. E a solução acaba sendo reduzir o comprimento dos fios.

No entanto, para as mais apegadas com o cabelo, o repicado pode ajudar. além de tornar os fios mais leves, criar linhas irregulares ao longo do cabelo deixam uma aparência mais jovem. Para não interferir no comprimento aparente dos fios, o ideal é criar camadas nas parte superior do cabelo.

Segundo a especialista Ângela Cristina, também é possível repicar as pontas para modernizar o visual. “Quem tem as madeixas lisas e longas, pode optar por um repicado nas pontas em camadas para encorpar o cabelo.”, aconselha Ângela.

Cabelo cacheado repicado

Foto: Reprodução / Jujuba doce / Grasie Mercedes / Style Pantry

Foto: Reprodução / Jujuba doce / Grasie Mercedes / Style Pantry

As principais características do cabelo cacheado são suas ondas e seu volume natural, por esse motivo as cacheadas devem ter cautela na hora de repicar os fios. O repicado serve para trazer movimento e volume ao visual, por isso a hairstylist aconselha que seja feito um estudo da estrutura do fio antes de escolher o corte.

As mulheres de cabelo ondulado podem investir em um leve repicado (em camada ou nas pontas), assim como as mulheres de cabelo crespo. Já as donas de cachos volumosos devem evitar o repicado e desfiar os fios. Caso os cachos não apresentem volume ou forma definida, devido ao peso do cabelo, o repicado leve em camadas também pode ajudar.

“As cacheadas podem cortar só as pontas desfiadas para tirar o volume. Os fios crespos podem repicar de leve só para encaixar o corte do cabelo e garantir um visual mais leve e sofisticado.”, afirma.

Além disso, a especialista aconselha que os cabelos enrolados estejam secos na hora do corte, para evitar qualquer surpresa após a secagem. “Sempre cortamos os cacheados secos, porque a tendência é o cabelo encolher muito. Devemos saber muito bem o que a cliente deseja para não ficar muito curto ou muito logo.”, diz.

Cabelo repicado passo a passo

Se ainda restou alguma dúvida sobre o efeito do repicado e como o corte é realizado, assista os vídeos a seguir e confira o passo a passo para criar um leve repicado no cabelo tanto em cabelo lisos como em cabelos enrolados.

Cabelo liso repicado

Cabelo cacheado repicado

É válido lembrar que o ideal é cortar o cabelo com um profissional de sua confiança e com boas referências para evitar surpresas ruins.

Cabelo repicado x desfiado: qual a diferença?

Há muita dúvida com relação à diferença entre desfiar e repicar os fios. Para nunca mais errar, a especialista em cabelos, Ângela, ajuda: “Os repicados são opções para dar volume, enquanto os desfiados garantem menos volume.”

O corte repicado traz mais movimento ao cabelo e são indicados para modernizar as madeixas lisas e deixar os fios crespos mais bem acomodados. O desfiado é um aliado das cacheadas que querem reduzir o volume dos fios e ter um cabelo mais leve com cachos mais livres.

4 dicas para valorizar o corte repicado

  1. Mantenha os cabelos hidratados: a hidratação dos fios é importante independente do tipo de corte, pois previne pontas duplas e secas e deixa o cabelo mais bonito e sedoso.
  2. Use o modelador a seu favor: a hairstylist afirma que o uso do modelador valoriza o corte repicado pois torna mais visível e aparente o movimento dos cabelos. Vale a pena investir!
  3. Leveza é palavra-chave: o repicado traz leveza e movimento ao look, sendo assim é essencial que esses aspectos fiquem visíveis no corte. Ou seja, para cultivar um repicado bonito, invista na leveza dos fios, mesmo que isso signifique perder alguns centímetros no comprimento.
  4. Invista em pomadas e mousses: esses produtos são aliados dos fios repicados, servem para evidenciar as madeixas irregulares e trazer textura ao cabelo.

Inspire-se com lindos cortes de cabelo repicado

Inspire-se no repicado das blogueiras e, com a ajuda das dicas dadas acima, escolha um corte repicado para testar e renovar seu visual.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas