Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cortes de cabelo curto feminino: fotos e dicas para usar o estilo

Encontre um corte para você se inspirar a mudar o visual e aprenda mais sobre a manutenção dos fios mais curtos

em 19/05/2015

Foto: Reprodução / The Cablook

Foto: Reprodução / The Cablook

Os cabelos curtos são para as mulheres de personalidade marcante e que não acreditam que a feminilidade é definida pelo comprimento do cabelo. Essa possível mudança no comprimento dos fios, ainda que pareça radical, é uma boa alternativa para mudar o visual, rejuvenescer e se atualizar.

Muitas mulheres temem o corte dos fios, mas existem várias opções de cortes e com certeza uma delas se encaixará melhor para o seu rosto e estilo. Ao contrário do se pode pensar, o corte curto permite penteados que podem mudar o visual, com ajuda de grampos e alguns produtos de textura e fixação.

No Brasil, várias atrizes de diferentes idades interpretaram papeis com cabelos curtos marcantes, como a atriz Sophie Charlotte que já usou o estilo joãozinho e o popular Chanel. Outras atrizes como Guilhermina Guinle e Glória Pires também já sustentaram cortes cheios de personalidade e ousadia.

No cenário internacional, personalidades gringas como Rihanna, Victoria Beckham e Scarlett Johansson também fizeram sucesso e inspiraram cortes nos salões de beleza. Confira abaixo opções de cortes com as indicações para cada tipo de rosto, contando com as dicas do profissional Rodrigo Cintra, conhecido cabeleireiro das famosas.

Corte Pixie

Antigamente conhecido como Joãozinho, Rodrigo Cintra resume o corte: “São cabelos curtos, todos desfiados”. O profissional também informa que as costeletas desfiadas, que são uma importante característica do corte, dão um charme especial afinando o rosto. A navalha dá o acabamento final ao corte, na secagem mova os fios de um lado para outro para valorizar as camadas, e finalize com pomadas.

Corte Repicado

Foto: Reprodução / Maybe Matilda / Oh my Blog Mode / The Cablook

Foto: Reprodução / Maybe Matilda / Oh my Blog Mode / The Cablook

Sendo o estágio seguinte do corte pixie, se diferencia pelo comprimento maior das laterais e a franja que completa o corte. Rodrigo acrescenta que após o corte feito em camadas, a secagem deve ser feita com os dedos para evidenciar as pontas despontadas e irregulares. Também vale ressaltar que os cortes desfiados são os mais indicados para mulheres com rosto oval.

Corte Bob

Foto: Reprodução / Lalu Lins / Van Duarte / Ceicinha Figueiredo

Foto: Reprodução / Lalu Lins / Van Duarte / Ceicinha Figueiredo

O corte bob consiste na frente do cabelo mais longa, em relação à nuca. Rodrigo dá a dica para fazer um desconectado nas pontas para ter mais movimento e ainda acrescenta que durante a secagem, as pontas devem ser modeladas e podem ser finalizadas com reparador de pontas. Os fios lisos evidenciam a diferença de comprimento dos fios, porém ondas feitas pelo babyliss equilibram e disfarçam essa desigualdade no comprimento.

Cabelo afro

Foto: Reprodução / Beleza Interior / Addicted2etsy / Fab Seconds

Foto: Reprodução / Beleza Interior / Addicted2etsy / Fab Seconds

Adotar um corte curto é uma boa alternativa para assumir os cachos naturais e se livrar das químicas dos alisamentos. O antigo black power, recebeu uma releitura com fios irregulares e maiores, que evidenciam os cabelos crespos. É importante que a base do corte não seja extremamente reta, pois isso favorece o volume dos fios e prejudica a harmonização dos cachos. As atrizes Thaís Araújo e Sheron Menezzes podem ser fontes de inspiração para cortes e penteados.

5 vantagens para apostar nos cabelos curtos

Se você ainda não está convencida a respeito das maravilhas que este corte pode fazer ao seu estilo, confira alguns motivos para adotá-lo:

1. Redução do calor: nos dias quentes, os cabelos longos podem intensificar o incomodo que as altas temperaturas provocam. Já os fios curtos podem proporcionar uma sensação maior de frescor, deixando a nuca livre, sem ser coberta pelos longos fios.

2. Otimização do tempo: o tempo de lavagem, secagem e finalização dos cabelos curtos é muito menor. Mudar os cabelos diminuindo o comprimento dos fios é uma ótima chance para inovar o visual e economizar tempo na hora de se arrumar.

3. Economia de produtos: com os fios mais curtos, a quantidade de xampu, condicionador e produtos finalizadores a ser usada é bem menor. A mudança nas madeixas também poderão fazer diferença no bolso.

4. Ter um visual fora do senso comum: como sabemos, a maioria das brasileiras aposta nos cabelos longos. Portanto, cortar os fios é uma forma de evidenciar seu rosto, exibir sua coragem para ousar e ter um visual único.

5. Dispensa acessórios: as mãos podem ser importantes aliadas nos cuidados dos cabelos curtos, o que muitas vezes dispensa o uso da escova ou pentes para ajeitá-los diariamente. Dependendo do corte adotado, a chapinha, o babyliss, as escovas e até o próprio secador podem ser deixados de lado.

Cuidados especiais

Foto: Reprodução / Addicted2etsy

Foto: Reprodução / Addicted2etsy

Corte periódico: para manter um mesmo corte por mais tempo, é necessário visitar o salão de beleza com maior frequência. Pois, pois pouco se nota a diferença de alguns centímetros nos fios longos, enquanto nos fios curtos esses mesmos centímetros podem ser o suficiente para que o corte perca a forma e fique irregular.

Evitar produtos hidratantes na raiz: os produtos usados para hidratar os fios geralmente possuem uma textura mais espessa e concentrada, e o acúmulo destes produtos no couro cabeludo pode causar uma concentração de oleosidade, deixando os fios mais fracos e até causando a queda.

Excesso de oleosidade nos fios: nos cabelos longos, a oleosidade da raiz escorre pelos fios e se equilibra ao longo do cabelo, já nos fios curtos a oleosidade da raiz fica mais aparente e concentrada. Algumas táticas para driblar esse inconveniente são o ultimo enxague da lavagem ser feito com água fria e também o uso de xampus secos, estas alternativas podem ser grandes aliadas nos dias de oleosidade intensa.

Produtos finalizadores: uma ótima saída para arrumar os fios curtos é o uso de produtos finalizadores. Eles podem ser mousse ou sprays que dão textura e ressaltam os cabelos ondulados, mas também podem ser pomadas secas ou pós modeladores que evitam a oleosidade e proporcionam textura e ao mesmo tempo um efeito mate aos fios.

Tratamentos químicos: com o menor comprimento dos fios, a necessidade de retoque de químicas intensas como a progressiva, por exemplo, é maior. Nestes casos é válido ter muita atenção na questão do tempo de intervalo entre os retoques, pois esses produtos podem queimar o couro cabeludo e deixar os fios fracos e quebradiços.

Fotos de cortes de cabelo curto feminino para inspirar

Agora que você já conhece opções de cortes, as vantagens e os cuidados indicados para os cabelos curtos, está pronta para fazer a escolha de um corte para mudar o visual. Uma dica é sempre buscar imagens para se inspirar e usá-las para transmitir a ideia para seu cabeleireiro.

Na busca dessa inspiração, é sempre válido se atentar para que sua referência tenha o rosto com formato semelhante ao seu, bem como a textura dos fios, para evitar grandes decepções na hora do resultado final. Confira abaixo uma seleção de imagens de diferentes modelos de cortes para te ajudar a decidir qual adotar:

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas