Cortei o cabelo e me arrependi, e agora?

Saiba o que fazer se o novo corte de cabelo não ficar da forma que você esperava

Por Alessandra Busko
Atualizado em 04/07/2012 11:02

cortei o cabelo e me arrependi e agora Cortei o cabelo e me arrependi, e agora?

Quando o assunto é cabelo, as mulheres são imprevisíveis e gostam de estar sempre inovando no visual para deixar os fios sempre bonitos e na moda. Entre uma e outra visita ao cabeleireiro, elas sempre estão prontas uma transformação mais discreta ou um novo corte de cabelo mais radical.

Mas e quando a decisão é tomada por impulso? O que fazer quando bate aquele arrependimento depois de cortar o cabelo, quando surge a dúvida se era esse mesmo o corte desejado?

Primeiro, é preciso ter muita calma nessa hora. Depois de feito, não tem volta. Não adianta fazer escândalo no salão, culpar o cabeleireiro e muito menos chorar. Afinal, a escolha foi sua, agora é preciso saber se adaptar com o corte de cabelo novo até que os fios cresçam de novo.

Quando você decide mudar o corte de cabelo radicalmente, seja no comprimento ou apenas na franja, é preciso considerar muitas coisas antes de fazer a escolha do novo estilo para não se arrepender depois.

Depois da transformação radical, é normal que a mulher estranhe o seu novo corte de cabelo e coloque um monte de defeitos, principalmente quando escolhe encurtar os fios longos. Mas isso tudo é só uma questão de adaptação.

Como escolher o corte de cabelo sem se arrepender

Para não se arrepender do novo visual, escolha bem o modelo antes de passar a tesoura nos fios. Verifique se o corte combina com o seu formato de rosto e com o seu estilo. Dependendo do modelo escolhido, o corte pode tanto acentuar como amenizar os traços da face. Por isso, um dos primeiros passos antes de mudar o visual, é conhecer o próprio rosto.

Se não tiver habilidade, não corte o cabelo em casa, pois você pode deixar o corte torto ou curto demais. Escolha sempre um profissional bom e de confiança e escute os conselhos dele. Leve em conta que não é porque o corte de cabelo ficou bonito naquela celebridade ou está na moda, que vai ficar igual em você. O caimento varia de acordo com o tipo de cabelo de cada pessoa.

Uma boa sugestão para quem quer dar uma repaginada no visual é apostar no corte curto, que valoriza o formato e os traços do rosto e em algumas mulheres, pode até deixar a aparência mais jovem. Apesar de ser uma ótima opção, o grande erro das mulheres é fazer a transformação de uma vez. O melhor é ir cortando os fios pouco a pouco, fazer um corte médio primeiro e encurtar as mechas até chegar ao modelo desejado.

Para mudar um corte apenas na franja, é preciso escolher o tipo que combina com o formato do seu rosto. Quem nunca teve franja deve escolher um corte mais discreto e comprido para que os fios se acostumem com o tempo. Para um corte de franja curta ou curtíssima é preciso saber se o corte ideal de acordo com o seu formato de rosto.

Para as mulheres de fios retos que desejam um corte repicado, a dica é dar preferência aos modelos em que o caimento fique mais natural e suave. Se desejar um modelo de fios inteiros repicados, vá com calma. É indicado começar repicando as mechas pelas pontas e depois de se adaptar com o efeito, caprichar no repicado. Cortes medianos e longos pedem camadas repicadas a partir da nuca e fios curtos um repicado total, até mesmo na franja.

Já é possível saber como vai ficar o corte de cabelo antes de ir ao salão de beleza. Na internet, há sites que disponibilizam o serviço de simulador de corte de cabelo online, onde a mulher pode escolher o tipo de corte que deseja e conferir se o modelo combina ou não. E para isso, basta carregar uma foto e brincar, como você fosse uma cabeleireira, mas na versão virtual.

E se eu não me adaptar?

Se você mudou o corte do cabelo e mesmo com o tempo não conseguiu se adaptar ao novo estilo, procure penteados diferentes para usar até que os fios cresçam. As tranças, rabo de cavalo e o coque são ótimas alternativa para disfarçar. Se o corte for muito curto, aposte nas presilhas, lenços e tiaras. Além de ajudar a “esconder” o novo corte, estes acessórios dão charme ao visual.