Conheça a power caminhada

Acelere no passo da caminhada para queimar calorias e perder a barriga

Por Deborah Busko
Atualizado em 26/06/2012 13:51

power caminhada Conheça a power caminhada

A power caminhada (ou power walking) nada mais é do que uma caminhada feita de forma mais brusca e veloz. É um tipo de modalidade que fica no meio do caminho entre a caminhada e a corrida e ainda leva vantagem sobre as duas. Os resultados são os mesmos de uma corrida de baixa intensidade, porém o risco de lesões é menor quando comparada a uma corrida de alto impacto.

O gasto calórico de uma caminhada – e de qualquer atividade física, vale lembrar – varia de acordo com cada pessoa. Mas uma caminhada simples queima, em média, 500 kcal por hora. Já na power caminhada, que tem um passo mais acelerado, são as mesmas 500 kcal em apenas 45 minutos.

Enquanto na caminhada tradicional a velocidade deve ser de 2 a 4 km/hora, na power caminhada é preciso acelerar o passo. A atividade deve ser realizada com uma média de velocidade entre 6 km/h e 8 km/h.

A caminhada é uma atividade democrática, pode ser praticada por qualquer pessoa, inclusive por quem está bem acima do peso. Já a power caminhada, tem mais impacto e exige mais dos músculos, por isso não é tão indicada para quem sofre com a obesidade, pessoas com problemas de joelho, tornozelo e quadril.

Se na caminhada tradicional os músculos das coxas, pernas, abdômen, glúteos, além de ombros e braços e órgãos como o coração são trabalhados, com a velocidade mais rápida da power caminhada os benefícios são maiores.

Outra boa notícia é que a caminhada em ritmo acelerado é um dos melhores exercícios para queimar a gordura da barriga. Além de eliminar a gordura que você sente quando apalpa a pele, a power caminhada também ajuda eliminar outro tipo.

É a gordura chamada visceral, que se acumula profundamente sob a parede do abdômen, é bem mais perigosa e está diretamente ligada a infarto, hipertensão e diabetes. Apesar ser mais perigosa para os homens, as mulheres não estão livres de ameaça que ela representa. Além de perder alguns centímetros na cintura, praticar a power caminhada modela o corpo e aumenta a definição muscular.

Com tantos benefícios, a vontade é de começar a praticar a modalidade ainda hoje, não é mesmo? Mas é preciso ficar atenta, já que a power caminhada requer um certo cuidado. Não dá para começar encarando os primeiros dias de treino com pique de maratonista. Respeite seu limite e vá acelerando o ritmo aos poucos.