Conheça 3 dietas que engordam em vez de emagrecer

Saiba quais os riscos das dietas milagrosas e a importância de perder peso com saúde

Por Juliana Cazarine
Atualizado em 22/06/2012 14:27

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Em busca de um corpo magro e bem delineado, muitas mulheres aderem a dietas sem orientação médica para perder peso em uma semana, como é a principal promessa desses regimes. Além dos inúmeros riscos que elas podem correr ao estabelecer por conta própria uma rotina alimentar, é possível que o objetivo de emagrecer não seja alcançado. Pelo contrário, algumas dessas dietas milagrosas podem até mesmo engordar.

Dieta Dukan

A “Dieta Dukan” ficou famosa com a Duquesa Kate Middleton, na época do seu casamento com o Príncipe William, da Inglaterra. Pelo mundo inteiro, só se falava em como a plebeia havia emagrecido tanto em tão pouco tempo, ela perdeu 7 quilos e cerca de 10 centímetros de cintura. Basicamente, a dieta restringe o consumo de carboidratos, o que pode causar prejuízos à saúde.

A nutricionista Amanda Dantas explica que, durante a fase inicial, a dieta Dukan elimina os carboidratos do cardápio, consequentemente, a mulher que adere às recomendações aumenta o consumo de proteínas, que são tão calóricas quanto os carboidratos: “As carnes vermelhas, por mais que não apresentem gordura aparente, têm grandes quantidades em seu interior.”

Ou seja, sem orientação médica para regular a quantidade de cada nutriente a ser consumido, é possível que a dieta que era para emagrecer, engorde.

Dieta da Lua

Todas as mulheres conhecem ou já ouviram falar sobre a dieta da lua, mas poucas conhecem o seu funcionamento. O passo a passo é o seguinte: sempre que a lua muda de fase, o que acontece semanalmente, a mulher que adota esse regime consome apenas líquidos por 24 horas, que é período em que a lua completa a mudança de fase.

Bom, já deu para perceber que essa dieta possui baixa quantidade de calorias, não é mesmo? E é justamente por esse motivo que ela pode levar ao ganho de peso. Como o consumo de calorias é baixo, “o corpo pode entender que o indivíduo está ‘passando fome’ e, sendo assim, o organismo pode acabar armazenando tudo que é ingerido a fim de se auto-proteger”, diz a nutricionista. Além disso, trocar alimentos sólidos por líquidos pode ser o mesmo que trocar seis por meia dúzia, como diz o ditado, mas é importante lembrar que algumas sopas e bebidas podem ter ainda mais calorias dos que alimentos sólidos.

Dieta da Sopa

Quem adere esse regime consome apenas sopas à base de repolho e frutas e verduras à vontade durante uma semana. Aparentemente essa é uma promessa de rápido emagrecimento, mas a nutricionista Amanda Dantas alerta para os “efeitos colaterais” da dieta da sopa. “A receita da sopa base da dieta é rica em sódio, isso faz com que o organismo acumule muito líquido, o que causa inchaço. Esse inchaço pode aumentar o peso corporal em vez de diminuí-lo. E ao contrário do que se pensa, ingerir frutas e legumes em grandes quantidades também levam ao aumento do peso”, explica.

Mais do que promover efeito contrário e engordar ao invés de emagrecer, as dietas milagrosas, que também podem ser chamadas de enganosas, podem levar ao desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, insuficiência renal e cardiopatias, por exemplo. Por isso, para adotar qualquer regime e emagrecer com saúde, é preciso buscar um nutricionista