Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Como você recebe elogios?

Ter dificuldade para lidar com elogios é algo mais comum do que se imagina

em 11/11/2011

Receber um elogio depois gastar um tempão escolhendo roupa, acessórios, caprichando no make e no cabelo. Os elogios espontâneos fazem bem para a autoestima, mas algumas mulheres não se sentem seguras ao recebê-los. Geralmente, elas não veem os elogios como verdadeiros e sempre procuram saber qual a segunda intenção do comentário.

Não se sentir à vontade com elogios é algo mais comum do que se imagina e pode ter vários motivos. Mas quando se torna algo muito recorrente, merece atenção, pois pode prejudicar até os relacionamentos da pessoa.

Um dos fatores que provocam esse tipo de comportamento é a autoexigência. Por exemplo, uma pessoa que se acha gorda e recebe o elogio de que está magra, pode pensar que a outra está usando um tom irônico ou de deboche. Outras não se sentem à altura do elogio ou o entendem como uma cobrança.

Em resposta, quem não sabe lidar com elogios usa frases como “é impressão sua”, “são seus olhos”, “imagina, nem ficou tão bom assim” para se proteger da interação com os outros.

A insegurança é outro motivo para esse tipo de reação, principalmente quando os elogios partem do sexo oposto. No entanto, as mulheres precisam ficar atentas aos elogios que recebem na hora da conquista.

É preciso saber identificar elogios sinceros ou quando a intenção é só levar a mulher para cama. Mas como saber? Não existem regras para fazer isso, é tudo uma questão de sensibilidade.

Se você se identifica com as características descritas, saiba que a melhor forma de mudar este comportamento não é se submeter a cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos para mudar o que não está bom. O ideal é buscar por ajuda psicológica para compreender melhor quais são as causas dessa dificuldade e fazer o exercício do autoelogio, aprendendo a gostar de si própria.

Comentários
Dicas relacionadas