Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Como usar o fio dental corretamente

Saiba como usar o fio dental para remover os resíduos de alimentos e garantir uma limpeza bucal completa

em 08/07/2014

Assim como a escova, o fio dental é indispensável na higiene para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas. Ele serve para remover os resíduos de alimentos nas áreas onde a escova dental não consegue alcançar, como entre um dente e outro. O fio dental também ajuda a eliminar a placa bacteriana, responsável pelo aparecimento de cáries e doenças gengivais.

Existem dois tipos de fio dental. Ambos fazem a limpeza dos resíduos de alimentos e removem a placa bacteriana, porém possuem diferenças entre eles. O fio dental de nylon ou multifilamento pode ser encerado ou não. Por ter muitas fibras no nylon, esse tipo de fio dental pode desfiar com mais facilidade e desfiar ou rasgar, principalmente quando a higienização é feita em dentes muito juntos.

Já o PTFE ou monofilamento, como também é chamado, desliza entre os dentes com mais facilidade e sem se romper, principalmente quando o espaço é pequeno.

Fio dental antes ou após a escovação?

A sequência para usar o fio dental não faz nenhuma diferença, ou seja, ele pode ser usado tanto antes como após a escovação para deixar os dentes bem limpos.

A maneira mais indicada para remover totalmente a placa bacteriana dos dentes é escová-los, passar o fio dental e finalizar com o anti-séptico bucal. Não se esqueça de fazer isso diariamente, principalmente após as refeições.

Usando o fio dental corretamente

Para que a limpeza dental seja completa, além de muita paciência, é necessário usar o fio dental em todos os dentes de forma correta.

Para isso, enrole ao redor de cada dedo médio cerca de 40 centímentos do fio dental, deixando pelo menos 10 centímetros entre os dedos.

Segurando entre o polegar e o indicador, as duas mãos devem deslizar o fio dental levemente fazendo o movimento para cima e para baixo entre os dentes. Vá passando o fio delicadamente ao redor da base de cada dente Não esqueça que além dos dentes da frente, o fio também deve ser passado nos dentes do fundo.

Para retirar o fio, faça movimentos para trás e para frente de forma suave. Nunca force o fio contra a gengiva, pois é perigoso cortar ou machucar. Repita o procedimento para cada dente, sempre usando uma parte nova do pedaço do fio dental.

Comentários
Dicas relacionadas