Como usar frutas na decoração

As frutas aliam-se às flores, legumes e recipientes diversos para decorar com frescor e sofisticação ambientes variados

Por Selena Escher
como usar frutas na decoracao Como usar frutas na decoração

Foto: Thinkstock

Você gosta de frutas? Além de comê-las, alguma vez pensou em usá-las como elementos de decoração de sua sala de jantar, sala de estar ou mesmo em eventos e ocasiões especiais? Pois saiba, que a partir das frutas, composições coloridas e cheirosas podem agregar ao ambiente cor e naturalidade. Veja como usar frutas na decoração aliando-as a outros elementos não menos interessantes:

Em casa, manter frutas frescas como parte da decoração do lar tende, quando bem feita, despertar o interesse e o apetite de adultos e crianças, enriquecendo a alimentação diária – elas contêm vitaminas, minerais e fibras essenciais ao organismo -, tal como agregar modernidade e criatividade às festas, sobremesas e cafés da manhã.

Contudo, comumente conhecidos, arranjos de frutas costumam ser usados em casamentos, bailes e formaturas, e variam de modo a se adequar as diferentes estações. Logo, atente para importantes detalhes: a validade das mesmas, tal como o estado em que se encontram, e mais: dose a quantidade e diversidade de frutas utilizadas evitando assim transformar o ambiente em um espaço temático.

Além de apetitosas, frutas na decoração trazem um charme a mais ao ambiente. Na casa, podem servir de contraste entre móveis ou fazerem-se complementares a espaços coloridos já existentes. Arranjos de frutas dispensam vasos, com no caso das flores, e sugerem diversas montagens e recipientes distintos, como fruteiras, tigelas de madeira, bules de metal e pratos de porcelana.

Decoradores e floristas, por sua vez, mencionam que as frutas podem agregar-se a vasos de flores e folhagens. As maçãs e as laranjas, por exemplo, demandam um clima campestre, assim como morangos, framboesas e cerejas são elementos a associar sofisticação, sensualidade e vitalidade ao meio, quando utilizadas. Frutas apetitosas e chamativas na decoração podem também ser apreciadas, degustadas.

As mais ousadas, porém, grandes pimentas vermelhas, miniberingelas escuras e até mesmo alcachofras contidas em recipientes transparentes embelezam o interior de casas e o layout de ocasiões especiais. Para eventos diurnos em dias quentes, porém, rosas e limões agregam frescor e cor à decoração. Opte por recipientes e bases sóbrias, como preto ou creme, para atrair a atenção às flores e frutas.

Portanto, locais rústicos podem ser decorados em tons de verde-escuro. Folhagens escuras podem aliar-se às maças verdes para um espaço tom sobre tom elegante, às laranjas e limões, que conferem originalidade, e às ameixas escuras para maior sobriedade. Como um diferencial, tulipas abertas, grandes rosas, ramos de gipsófila e folhagens variadas podem ser utilizados.

Inspire-se