Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Como usar a temperatura da água a favor da sua beleza

Saiba quais os prós e contras de usar água quente ou fria na sua pele

em 24/07/2013

Não podemos pensar em beleza sem pensar em água. Afinal, ela está presente desde a quantidade de líquidos que ingerimos diariamente, até na composição de cosméticos. Quase todos os rituais de beleza e higiene que realizamos diariamente só são possíveis com uso de água. Mas você já parou para pensar que nem todas as temperaturas são favoráveis à nossa beleza?

É preciso, antes de tudo, conhecer o seu tipo de pele e dar preferência aos produtos ideais para você.

Água gelada

No inverno fica difícil pensar em qualquer beneficio da água gelada para nossa pele não é mesmo? Porém, existem alguns truques de beleza, que só são possíveis se a água estiver bem gelada.

Você sabia que mergulhar a mão em um recipiente com água gelada acelera o processo de secagem do esmalte, principalmente das cores escuras? Sim, a água em uma temperatura muito baixa ajuda na fixação das cores de esmalte nas unhas.

Água fria

A saúde e beleza da pele do rosto dependem dessa temperatura de água. Água fria e sabonete com ph neutro é a dupla mais indicada para remover as impurezas do rosto diariamente.

Além de fechar os poros, impedindo a oleosidade e o aparecimento de acne, a água fria também provoca constrição dos vasos sanguíneos diminuindo a vermelhidão presente em algumas áreas do rosto.

Água ligeiramente morna

Essa temperatura é ideal para o enxague dos fios de cabelo. As cutículas capilares funcionam como os nossos poros faciais, ou seja, necessitam de uma temperatura mais baixa para serem fechadas. E você sabe qual o resultado? Cabelos com mais brilho e menos frizz. A oleosidade dos fios também depende muito da temperatura da água. Quanto mais quente, maior a probabilidade do cabelo ficar oleoso e de aparecerem dermatites capilares.

Morna

A água morna é a ideal para o banho, pois evita o ressecamento da pele. Essa temperatura também é a mais indicada para amolecer poros faciais e as cutículas das unhas.

Água quente

É a temperatura mais deliciosa para banhos longos no inverno não é mesmo? Porém, é a que mais prejudica a nossa pele. A água quente pode acabar com a nossa camada natural protetora da pele, deixando um aspecto de pele seca e com vermelhidões em algumas áreas especificas do corpo. Há uma exceção em que a temperatura mais elevada da água favorece a nossa beleza. Para quem tem o costume de utilizar a lamina para se depilar, o calor ajuda a amaciar os poros deixando assim o corte mais rente ao pelo.

Em algumas estações do ano fica mais complicado especificar qual temperatura da água usar. Porém, lembre-se de uma regra importante: a pele do rosto é mais sensível que a do corpo, portanto dê preferência à temperaturas mais baixas na área facial.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas