Como tornar seu trabalho menos estressante

Dicas para tornar qualquer trabalho menos desagradável

Por Andressa Dias
Atualizado em 22/06/2012 14:57

como tornar seu trabalho menos estressante Como tornar seu trabalho menos estressante

Todo trabalho pode ficar um pouco menos estressante desde que se siga algumas dicas básicas. Confira abaixo nossas sugestões de como tornar o seu trabalho mais agradável e pare de sofrer com algo que você mesma pode mudar.

Tire férias!

Por mais que pareça tentador vender parte de suas férias, lembre-se que o tempo que passa não volta mais e depois você terá férias de novo somente depois de um ano. Mesmo que você não tenha planejado viagens e passeios de férias, é melhor você aproveitar o tempo livre em casa do que trocar as suas férias por mais dias de trabalho.

Estudos comprovam que dias livres do trabalho põem diminuir significativamente problemas como estresse e ansiedade e mitigar as chances de você ter depressão. Portanto, vale a pen aproveitar suas férias fazendo nada (ou quase nada) afinal você merece, pois passou o ano todo trabalhando duro para conseguir isso.

Compareça ao happy hour

Outra maneira de aliviar as tensões que o trabalho pode proporcionar é se engajando em atividades de lazer com os seus colegas de trabalho. Esta é uma forma de interagir com eles em outro ambiente, de forma despojada e divertida. Isso pode até ajudar a unir mais a equipe e e fazer com que o clima no local de trabalho fique melhor.

Mude ou encurte seu percurso para o trabalho

O caminho até o trabalho muitas vezes já deixa o trabalhador nervoso antes mesmo de iniciar o seu serviço. Por isso, tudo que você puder fazer para diminuir o estresse desse momento e encurtar o percurso já ajuda a diminuir os efeitos negativos que a viagem de casa para o trabalho pode causar.

Você pode variar caminhos, pegar ou oferecer carona a alguém, fazer rodízio de carona com os colegas de trabalho ou ainda se aventurar indo ao trabalho de bicicleta ou caminhando. Enfim, varie um pouco e alivie o peso de ir até o trabalho.

Ajude seus colegas de trabalho

Uma ótima maneira de se sentir melhor no seu trabalho, por mais estressante que seja, é ajudando um colega de trabalho com o seu serviço.

Seja ensinando ou acolhendo bem alguém que entrou na empresa ou mostrando novas maneiras de fazer o mesmo para quem já trabalha ali há muito tempo.

Abuse da positividade

Tente sempre atrair bons pensamentos e afastar o negativismo da sua vida – especialmente no local de trabalho.

A energia negativa pode te afetar, portanto sempre tente ver o lado bom das coisas e evite pensar em coisas ruins que acontecem. Evidencie o que o seu trabalho tem de bom e tente esquecer um pouco o lado negativo.

Planeje seu dia de trabalho

Se o seu trabalho é muito agitado e você tem muitas tarefas a cumprir, para evitar que isso te deixe muito nervosa, faça um planejamento do que deve ser feito. Por exemplo, todo dia quando chegar ao trabalho verifique o que deve ser feito e faça uma lista em ordem de prioridade e vá cortando os itens conforme você executar estas tarefas. Assim, pelo menos no final do dia você terá a sensação de dever cumprido.

Não se esqueça também de que fazer um pequeno intervalo, mesmo que sejam apenas 5 minutos para dar uma caminhada e alongar um pouco já ajudam a aliviar o estresse do dia-a-dia profissional.

Siga as dicas, dê mais leveza à sua vida profissional e sofra menos cada vez que pensar “tenho que ir para o trabalho”.