Como se sair bem em uma dinâmica de grupo

Confira nossas 5 sugestões para você se destacar em um processo seletivo com dinâmica de grupo

Por Andressa Dias
Atualizado em 21/10/2011 16:25

como se sair bem em uma dinâmica de grupo Como se sair bem em uma dinâmica de grupo

A dinâmica de grupo é um recurso amplamente utilizado em processos seletivos de micro empresas até grandes empresas nacionais e multinacionais. Sendo assim, é importante considerar a dinâmica como um evento da mesma formalidade que uma entrevista de emprego e, portanto merece a devida atenção e cuidados.

Selecionamos algumas dicas para você se dar bem em suas futuras dinâmicas de grupo, evitando cometer gafes e erros que podem diminuir suas chances de conquistar a vaga que você deseja.

1 – Conheça seu lado profissional

Avalie seu perfil profissional. Descubra quais são seus pontos profissionais positivos e negativos e liste seus objetivos de carreira a curto e a longo prazo.

Desta forma você se prepara para se apresentar na dinâmica de grupo e estará ciente sobre seus objetivos e anseios como profissional dentro daquela empresa.

2 – Colete informações sobre a empresa

Consiga o máximo possível de informações sobre a empresa na qual você pretende ingressar. Pesquise o que a empresa produz ou quais serviços presta, quais são os valores da empresa, descubra quem é o diretor geral e se a empresa participa de programas sociais ou projetos sustentáveis, entre outras informações relevantes.

Quanto mais você souber sobre a empresa melhor será para você, pois estará mostrando não só interesse na vaga, mas também no perfil da sua futura empregadora. Isso te deixará à frente de muitos que não sabem tampouco qual a atividade da empresa.

3 – Evite constrangimentos

As dinâmicas de grupo podem demorar entre 3 a 5 horas. Portanto reserve sua manhã toda ou sua tarde toda para essa atividade. Seria muito embaraçoso ter que pedir para sair mais cedo durante o processo seletivo. Você já estaria “começando com o pé esquerdo”. Se você trabalha, peça folga e fique tranquila para participar da dinâmica sem pressa.

4 – Boas práticas durante a dinâmica de grupo

Algumas atitudes podem fazer com que você se destaque no grupo ou que você jogue a dinâmica e sua vaga por água abaixo. Confira o que você deve fazer e o que você tem que evitar durante uma dinâmica em processo seletivo:

  • Saiba discernir quando é sua hora de falar e quando é a sua hora de ouvir e ficar atenta aos companheiros de dinâmica;
  • Preste atenção a todas as partes da dinâmica e tente não se distrair com o celular ou conversas paralelas, isso pode arruinar suas chances;
  • Seja sucinta e não fale demais, mostre objetividade respondendo apenas ao que lhe foi perguntado de maneira polida e inteligente;
  • Não decore frases prontas para tentar impressionar a equipe de RH que está aplicando a dinâmica, seja você mesma;
  • Não tenha medo de ser a primeira a fazer alguma atividade. Iniciativa é uma qualidade muito procurada por empregadores, mas evite atropelar a vez alheia;
  • Os problemas apresentados nas dinâmicas de grupo precisam de soluções, não se desespere e tente usar a criatividade para dar ideias para resolver essas questões.

5 – Fique de olho na vaga

Depois de participar de dinâmicas de grupo, muitos candidatos acabam indo para casa e se esquecendo de manter um contato com a empresa para que eles lembrem que você existe. Uma dica caso você não seja contratada desta vez, mas tenha interesse em trabalhar na empresa é enviar um e-mail agradecendo a oportunidade, mesmo que você já saiba que não foi aprovada, e já mostrar seu interesse em participar de futuros processos seletivos.