Como se comportar ao conhecer a família do namorado

6 regras de ouro para quem não quer fazer feio com a família do namorado

Por Carolina Werneck
como se comportar ao conhecer a familia do namorado Como se comportar ao conhecer a família do namorado

Foto: Thinkstock

Vocês se conheceram e começaram a ficar. As coisas evoluíram para um namoro e agora a família do rapaz quer saber quem é você.

O nervosismo inerente a esta situação é natural, afinal, queremos causar uma boa impressão e conquistar a simpatia das pessoas que são importantes para o nosso parceiro. Para isso, algumas regrinhas de bom comportamento precisam ser respeitadas.

1 – Seja simpática

Não custa nada ser agradável com os pais e irmãos do gato. Ainda que você seja tímida, faça um esforço para demonstrar que está feliz por conhecê-los. O excesso de nervosismo pode atrapalhar a simpatia e passar uma impressão errada sobre você.

2 – Escolha a roupa certa

As pessoas têm estilos diferentes, por isso você não precisa usar roupas das quais não goste apenas para se adequar a um padrão. A dica é evitar roupas muito decotadas ou curtas demais, ainda que a ocasião de conhecer os sogros seja uma festa. Nesses casos, menos é mais. Por ora, esqueça as roupas de balada e invista em looks simples, sem exagerar também na maquiagem. Lembre-se que você não quer mostrar o quanto é atraente, mas sim os motivos pelos quais ele te escolheu.

3 – Evite os amassos

No início do relacionamento a paixão arde como um vulcão ativo. A tentação é grande, mas evite exibições exageradas de beijos e abraços. Ficar agarradinha com ele no sofá, então, está fora de cogitação. Pode ser que a família do cara seja liberal mas, ainda assim, convém esperar um pouco para demonstrar tanta intimidade.

4 – Evite polêmicas

Parece absurdo, mas é bom lembrar. Ainda que você discorde das opiniões e comentários emitidos pelos familiares do moço, não discuta. Segure a revolucionária que há em você, pelo bem do seu relacionamento. Se achar muito necessário, exponha seu ponto de vista sem entrar em uma discussão mais a fundo. Isso demonstra personalidade, ao mesmo tempo em que te protege do rótulo de desequilibrada ou agressiva.

Se possível, evite também discutir com o seu namorado na frente do restante da família. A menos que ele faça uma besteira muito grande, deixe para debater o tema mais tarde, quando vocês estiverem sozinhos.

5 – Controle a bebida

Seja um jantar simples na casa dele ou uma festa de casamento, não é preciso dizer que é preciso pegar leve no álcool. Serve para evitar que tenham uma imagem negativa de você e também para evitar falar o que não deve.

6 – Seja você mesma

Não force uma personalidade que não seja a sua, não invente experiências que você não viveu, não afirme ter um conhecimento que você não tem. Esse tipo de atitude pode prejudicar a impressão que a família terá de você, a longo prazo. Não vale a pena fingir ser o que não é porque, além de trabalhoso, cedo ou tarde eles vão perceber a mentira e a situação ficará muito chata, para dizer o mínimo. Aja naturalmente, sorria se tiver vontade de sorrir, brinque se tiver vontade de brincar e fique quieta se tiver vontade de ficar quieta. As pessoas vão gostar de você pelo que você é – e não pela personagem que criou.