Como se adaptar ao outono

Saiba se acostumar com as alterações físicas que o corpo sofre com a mudança de estação e o que é necessário fazer para ter uma vida mais saudável nos dias frescos de outono

Por Alessandra Busko

como se adaptar com outono Como se adaptar ao outono

A temporada de verão se despede e inicia-se uma nova estação. Depois do calor intenso, o outono chega prometendo temperaturas mais frescas durante o dia e noites mais frias. Com essas mudanças, começam a surgir alterações físicas como preguiça, aumento do apetite e indisposição.

Além disso, no outono a pele também sofre agressões, fica desidratada e com aspecto ressecado. Para aproveitar a estação do ano de forma saudável, espantar a preguiça e deixar a beleza em dia, é necessário mudar alguns hábitos. Veja algumas dicas e saiba como se adaptar ao outono.

Alimentação na medida certa

Como no outono a vontade de consumir alimentos mais calóricos é grande, fica difícil resistir as tentações. No entanto, é possível controlar o apetite através da substituição de alguns alimentos.

Para evitar o aumento de peso nesse período, não deixe de consumir verduras e legumes. Caso não queira eles frescos, consuma cozidos ou prepare caldos quentes e sopas que contenha esses ingredientes.

As frutas podem ser consumidas ao natural, em forma de sucos ou até mesmo cozidas ou assadas, polvilhadas com canela e adoçadas com um fio de mel, mas sem exageros. Já as frutas oleaginosas como nozes, castanhas, pistache e caju são essenciais para a saúde. Elas ajudam a suprir as necessidades de ácidos graxos essenciais para o nosso organismo e lubrificam os cabelos e a pele evitando o seu ressecamento e desidratação, principalmente nos dias frios. Entretanto, devem ser consumidas com moderação diariamente, pois são bastante calóricas.

Alimentos ricos em proteínas como carnes brancas, peixes e frutos do mar também contribuem para uma alimentação mais saudável e nutritiva.

Os óleos do bem, como azeite, gergelim e abacate ajudam a repor a umidade do corpo, já os grãos integrais estimulam o bom funcionamento do intestino.

Como espantar a preguiça?

Nos dias com temperaturas mais frescas, a vontade de ficar mais tempo em casa embaixo do edredon ou até mesmo sem fazer nada aumenta. E para evitar o sedentarismo, é necessário espantar a preguiça e a falta de disposição mantendo o ritmo das atividades físicas.

Não é preciso praticar exercícios que exigem muito esforço. Escolha atividades mais simples como caminhada, dança, pular corda ou pratique alguns exercícios que podem ser feitos em casa mesmo. O importante é deixar a preguiça de lado e mexer o corpo para evitar constrangimentos depois de subir na balança. Manter o corpo em forma também ajuda a dar mais disposição para encarar a correria do dia-a-dia e alivia o estresse.

Beba bastante líquido

O consumo de líquidos durante o outono também é essencial para manter o bom funcionamento do organismo e o corpo hidratado. Por mais que você não tenha vontade de ingerir líquidos nesse período, é fundamental beber até dois litros de água por dia. Invista também nas bebidas quentes como chá de ervas, sucos naturais ou aposte nos caldos quentes e sopas nutritivas.

Cuidados com a beleza

Como a temperatura do banho no outono é mais quente, acabamos perdendo a gordura natural da pele, o que contribui para o aspecto ressecado e desidratado. Por isso, para mantê-la sempre bem hidratada, macia e bem protegida nos dias mais frescos, é necessário utilizar cremes e loções com ingredientes certos, que se assemelham a composição natural da pele produzida pelas glândulas sebáceas e sudoríparas.

Para a hidratação do corpo prefira óleos vegetais a base de semente de uva, gergelim, amêndoas, semente de abóbora, macadâmia, cacau, castanha do pará, manteiga de manga, karité e que sejam ricos em vitaminas como a A, E e F. Já para proteger o rosto, onde a pele é mais fina e supersensível, prefira produtos que lubrificam a camada mais externa da pele, à base de óleo de argan ou chá verde.

Tratamentos com ácido hialurônico mantém a hidratação da pele em dia protegendo a descamação e o ressecamento e com ácido mandélico elimina as linhas finas e pequenas rugas do rosto deixando a tonalidade da pele mais uniforme.

Fios protegidos

Nos cabelos, o uso do protetor térmico ou reparador de pontas ajuda a proteger os fios das agressões climáticas, principalmente para mulheres que usam a dupla secador e chapinha diariamente. Fazer uma boa hidratação a cada 15 dias também é essencial para manter as mechas bem hidratadas e saudáveis.

Tenha uma boa noite de sono!

Não se esqueça de que além de produtos específicos para cada parte do corpo, o sono também é um excelente tratamento de beleza. Procure ir cedo para a cama e tenha uma boa noite de sono. Durma, de preferência, pelo menos oito horas por noite para acordar descansada, bem humorada e com uma pele linda na manhã seguinte.