Como recuperar maquiagem quebrada ou seca

Veja o passo-a-passo para consertar cada tipo de maquiagem

Por Andressa Dias
Atualizado em 06/06/2013 18:15
como recuperar maquiagem quebrada ou seca Como recuperar maquiagem quebrada ou seca

Foto: Thinkstock

O rímel secou ou a sombra quebrou? Nada de desespero! Ensinamos aqui dicas simples para que você mesma conserte a maquiagem quebrada ou seca usando produtos que você pode encontrar facilmente. Confira.

1 – Sombra quebrada

Quem nunca derrubou uma sombra e viu seu investimento espalhado em mil pedaços? Agora, se isso acontecer novamente, você não precisará comprar uma nova ou jogar a sombra quebrada fora. Veja o passo-a-passo para consertá-la:

Assim que o infeliz acidente acontecer, junte o máximo do pó dela que você conseguir. Coloque-o de volta no pote da sombra e pingue algumas gotinhas álcool. Mexa bem com uma espátula ou palito de sorvete. A sombra vai virar uma pasta. Feito isso, com um plástico PVC (aqueles de usar na cozinha), cubra a sombra e use a espátula para deixar a pasta lisinha no pote. Deixe secar por algum tempo (quando ela estiver seca você perceberá) e logo estará pronta para ser usada novamente.

A dica para evitar que isso aconteça é sempre tomar muito cuidado ao usar as maquiagens em pó. Por exemplo, ao aplicar o make, não deixe os produtos perto da quina de um móvel, pois você pode esbarrar e derrubá-la. Vale lembrar que esta dica funciona para qualquer maquiagem em pó: blush, pó facial etc.

2 – Batom quebrado

Uma das coisas mais normais de se acontecer com a maquiagem é o batom quebrar. Algumas versões mais cremosas estão ainda mais suscetíveis à essa infelicidade por serem mais “molinhas”. Se ele derreter, a solução é coloca-lo na geladeira para esfriar e voltar à forma normal.

Entretanto, se ele quebrar mesmo, você terá que se valer do seguinte truque: com um isqueiro, aqueça a parte quebrada e “cole-a” na base do batom como se fosse uma vela. O calor derreterá essa parte e será fácil fixa-la ao fundo do batom. Feito isso, deixe na geladeira para que o batom fique firme novamente.

Para evitar que isso aconteça com seus batons, nunca abra demais o batom e tome muito cuidado ao passa-lo. Outra dica é evitar deixa-lo exposto ao calor no carro ou perto de janelas e lugares quentes da casa.

3 – Rímel seco

Quando o rímel seca, o ideal é pingar algumas gotinhas de soro fisiológico ou ainda colírio e mexer bem com o pincel. Isso deve adiantar para amolecer o produto. Infelizmente, o truque não funciona com máscaras de cílios à prova d’água. Para evitar que o rímel seque, o ideal é mantê-lo sempre bem fechado, para isso, limpe a abertura da embalagem após seu uso.

4 – Delineador em gel seco

Quando o delineador ou sombra em gel seca, não é preciso inutiliza-lo. O truque para amolecer o produto é coloca-lo em banho maria até que ele derreta. É importante medir a água antes de fervê-la para que o potinho não boie e para que não entre água nele.

Depois de deixar algum tempo em banho maria, mexa-o com uma espátula e organize o produto dentro do pote. Depois disso o produto já estará pronto para uso. È possível que alguns produtos precisem ficar um pouco mais tempo em banho maria que outros devido à variação em suas fórmulas.

Assim com o rímel, o cuidado que se deve ter para que a maquiagem em gel não seque é não deixa-lo aberto por muito tempo e sempre fechar o pote bem após o uso.

5 – Esmalte endurecido

Para amolecer o esmalte, pingue algumas gotas de óleo de banana no vidrinho, mexa bem e use normalmente. Vale lembrar que esmalte vencido ou muito velho fica difícil de passar e pode não resultar em um acabamento bonito. Uma dica para evitar que o esmalte endureça antes do tempo é sempre limpar a “boca” do vidrinho após utilizá-lo. Assim, você garante que ele fique totalmente vedado ao fechar e isso aumentará sua duração e qualidade.

Agora que você já sabe os principais truques para consertar maquiagem, nada de jogar produtos novos no lixo.