Dicas de Mulher Dicas de Casa

23 ideias criativas para reaproveitar jornal velho

A vida útil de um jornal não termina depois da leitura! Saiba como reaproveitar jornais antigos em tarefas do dia a dia

em 15/10/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Se você assina ou tem o hábito de comprar jornais frequentemente, pode ser que uma grande pilha de jornais velhos já tenha se formado em sua casa. Antes de simplesmente jogá-los no lixo, porém, considere que o uso de um jornal vai muito além da leitura das informações!

Quem tem animal de estimação em casa pode considerar o jornal antigo como um grande amigo. É possível utilizá-lo para cobrir caminhas, forrar gaiolas e mostrar ao bichinho qual o lugar certo de fazer suas necessidades. O papel do jornal é um potente absorvente de odores e umidade, o que ajuda a manter esses locais sempre sequinhos e livres de mau cheiro.

Essas propriedades ajudam ainda a resolver uma boa variedade de problemas domésticos cotidianos, como o cheiro de comida que não sai de um pote de plástico ou o sapato que você precisa que seque com mais rapidez.

O jornal também pode ser usado para dar um toque decorativo a mais em vários objetos e renovar o visual da sua casa – desde paredes inteiras e capas de caderno, até coisas simples e ainda mais pessoais, como as suas unhas.

Além disso, reutilizar o jornal velho é vantajoso economicamente e ainda é ecológico, uma vez que é uma maneira de diminuir a produção de lixo e substituir itens que precisariam ser comprados.

Confira a seguir 23 formas de usar jornais velhos no seu dia a dia:

1. Papel de parede

Foto: Reprodução / Márcia Nejaim

Foto: Reprodução / Márcia Nejaim

O efeito de uma parede coberta por jornal é muito bacana e é uma alternativa simples e de baixo custo para mudar a decoração de um cômodo. Para aplicar o jornal na parede, você pode usar cola própria para papel de parede.

2. Encapar cadernos

Outra boa maneira de aplicar o jornal como algo decorativo! É uma ótima chance de personalizar e mudar a cara do material escolar, por exemplo, sem ter que gastar com itens novos. Cadernos mais simples podem ganhar um charme a mais quando encapados com jornal.

3. Eliminar mau cheiro

O jornal é uma ótima arma contra mau cheiro: tanto o papel quanto a tinta têm a capacidade de absorver odores. Assim, você pode usar os jornais antigos para forrar latas de lixo, colocar dentro de sapatos e potes que ficaram com cheiro de comida, por exemplo. Deixando o papel fazer seu trabalho por alguns dias, o odor vai ser suavizado.

4. Secar sapatos

Foto: Reprodução / Creative Bug

Foto: Reprodução / Creative Bug

Além de absorver odores, o papel do jornal também é um bom absorvente de umidade. Usando-o dentro de sapatos, você pode acelerar a secagem após a lavagem ou se livrar a umidade em dias chuvosos.

5. Polir sapatos

Uma alternativa rápida e prática para quem precisa restaurar o brilho e a boa aparência de sapatos pretos e não tem acesso imediato à graxa: basta usar uma folha de jornal para polir os acessórios. Mas, atenção! Só utilize folhas que contenham apenas tinta preta, nada de tinta colorida.

6. Plantar sementes e mudas

Foto: Reprodução / Adventures of Mel

Foto: Reprodução / Adventures of Mel

É possível começar um jardim ou uma horta em “vasinhos” de jornal. Para fazê-los, basta moldar o jornal ao redor de um copo, dobrando bem o fundo para que o formato não desmanche quando o copo for retirado. Depois, é só encher o copinho de jornal com terra e plantar o que quiser. Se as plantas crescerem demais, você pode transferi-las para o chão ou um vaso maior sem retirá-las do jornal.

7. Na jardinagem

Se você já tentou cultivar uma horta ou jardim e teve problemas com o crescimento de ervas daninhas, saiba que o jornal é uma ótima solução! Basta cobrir o solo com jornal, regá-lo com bastante água e cobrir tudo com adubo orgânico. Assim, o jornal bloqueará as ervas e impedirá que elas cresçam, ao mesmo tempo em que o adubo ajuda as outras plantas a florescer.

8. Acelerar o amadurecimento de tomates

Foto: Reprodução / Thoughts From Frank and Fern

Foto: Reprodução / Thoughts From Frank and Fern

Quer que seus tomates fiquem maduros mais rápido? Embrulhe-as com jornal! O papel vai ajudar no aceleramento do processo e o produto ficará no ponto em uma velocidade maior que o de costume.

9. Conservar temperaturas

O papel do jornal é um bom conservante de temperaturas. Se precisar manter algo aquecido ou gelado por mais tempo, embrulhe o item com várias camadas de jornal.

10. Manter vegetais na geladeira

Foto: Reprodução / Our Simple Life

Foto: Reprodução / Our Simple Life

Mais uma vez, as propriedades de absorção do jornal podem ser muito úteis, ajudando na conservação de alimentos. Forre o fundo da gaveta da geladeira ou embale os próprios vegetais antes de guardá-los para manter a gaveta livre de umidade e sem nenhum odor.

11. Conservar frutas

Mesmo fora da geladeira, guardar frutas embaladas em jornal manterá a umidade longe, ajudando na conservação dos produtos e prevenindo que eles apodreçam com facilidade.

12. Forrar caminhas para animais de estimação

Foto: Reprodução / Huntingdon Human Society

Foto: Reprodução / Huntingdon Human Society

O jornal fará com que o lugar em que seu animal de estimação dorme mantenha-se sequinho, livre de odores, aquecido e ainda é ótimo para ajudar a combater o acúmulo de bactérias.

13. Ensinar animal de estimação a fazer xixi

Uma alternativa barata e bastante prática, principalmente para quem mora em apartamentos ou em casas sem quintal. Use o jornal para demarcar o local correto para seu animal de estimação fazer as necessidades. A limpeza é prática e o jornal ainda ajuda a diminuir os odores.

14. Forrar gaiolas

Mais uma dia útil para pets! Forre gaiolas de pássaros, hamsters, coelhos e até as casinhas de transporte de cães e gatos com jornal para mantê-las sem umidade e absorver odores. Além disso, o jornal tornará a higienização do objeto mais rápida e prática.

15. Embalar presentes

Foto: Reprodução / Foxtail + Moss

Foto: Reprodução / Foxtail + Moss

Aproveitar jornais antigos como papel de presente é uma alternativa ecológica e barata, cumpre a função esperada e ainda acrescenta personalidade ao embrulho.

16. Limpar janelas

Usar jornais para limpar janelas é uma boa pedida para evitar qualquer chance de riscar o vidro – ainda mais que utilizando panos! Para isso, você pode embeber o jornal soluções e produtos de limpeza. Folhas sem tinta colorida funcionam melhor.

17. Higienizar grills e churrasqueiras

O jornal pode facilitar a limpeza após um dia de churrasco. Molhe o jornal com água e coloque-o sobre o grill ou chapa da churrasqueira que precisa ser limpa. Deixe o papel agir por pelo menos uma hora, depois retire-o e termine de limpar normalmente.

18. Proteger tapetes

Forre o chão com jornais e, depois, coloque o tapete sobre eles. Além de ajudar a proteger o tapete, mantendo-o livre de umidade, os jornais farão com que ele deslize menos. Seguindo uma linha parecida, você pode usar jornal para forrar o carpete do carro.

19. Fazer sacolas de papel

Foto: Reprodução / How About Orange

Foto: Reprodução / How About Orange

Você pode transformar jornais antigos em algo útil novamente, fazendo uma sacola de papel. Para isso, basta dobrá-lo no formato certo, caprichando na hora de formar um fundo reforçado, e colar com cola branca.

20. Manter o formato de acessórios

Armários superlotados geralmente acabam resultando em peças amassadas. Enquanto roupas podem ser rapidamente restauradas com um ferro de passar, bolsas e sapatos nem sempre voltam tão facilmente a seus formatos originais. Guardar os acessórios estofados com jornal ajuda que a forma seja mantida e eles estejam sempre bonitos e prontos para o uso.

21. Proteger superfícies

Esta é uma dica popular, mas que vale a pena relembrar. Cobrir superfícies com jornais é uma ótima maneira de proteger móveis e chãos de manchas de tinta ou poeira, por exemplo. Se estiver planejando uma reforma, os jornais velhos serão muito úteis!

22. Embalar peças de vidro

Foto: Reprodução / Debt Free, Cashed Up & Laughing

Foto: Reprodução / Debt Free, Cashed Up & Laughing

O jornal é um grande aliado para quem está passando por uma mudança ou precisa enviar um item delicado pelo correio. Para diminuir os riscos de que peças de vidro, porcelana ou cerâmica se quebrem ao serem transportadas, embale-as no jornal. Do mesmo modo, você pode usar o jornal para evitar arranhados e riscos em objetos.

23. Jogar vidros no lixo

Se onde você mora não tem coleta seletiva e o vidro é jogado no lixo junto com outros materiais, embalá-lo com jornal pode ser uma boa alternativa. Assim, é possível evitar que o vidro se quebre ou, se já estiver quebrado, que os pedaços acabem rasgando o saco de lixo.

Gostou das dicas? Então, lembre-se de pensar duas vezes antes de simplesmente jogar seus jornais velhos fora! Ter alguns exemplares guardados em casa pode ser muito útil e servir como coringa em tarefas do dia a dia.

Comentários
Dicas relacionadas