Como prevenir o câncer de mama?

Pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir o câncer de mama, saiba o que você deve fazer

Por Deborah Busko
Atualizado em 29/01/2013 9:36

como prevenir cancer mama Como prevenir o câncer de mama?

O câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil. Isso porque muitos dos casos são descobertos tardiamente, quando o tumor já está avançado. O diagnóstico precoce é a grande arma que as mulheres têm nas mãos e, quanto antes o câncer de mama for descoberto, maiores as chances de sucesso no tratamento.

Os fatores de risco para a doença podem ser o histórico familiar e a idade acima dos 50 anos, período em que geralmente ocorre a menopausa. Outros fatores como alimentação rica em gorduras, excesso de peso, vida sedentária, álcool e cigarro também são grandes vilões.

O que muitas mulheres não sabem é que, além das visitas periódicas ao médico e exames, pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir o câncer de mama.

Entre as alterações na rotina, uma das mais importantes é se movimentar. Fazer exercícios físicos é extremamente importante Se achar que não tem fôlego para encarar a academia, faça uma caminhada. Pelo menos trinta minutos, cinco dias por semana são suficientes.

Evite o ganho de peso, principalmente se já tiver passado pela menopausa. Tente manter um IMC inferior a 25 e tenha uma dieta balanceada. Para ajudar neste controle, coma muitas frutas e vegetais, deixe de lado os carboidratos, alimentos gordurosos e com muito açúcar. Alimente-se de proteínas, encontradas em carnes magras como peito de frango ou peixe, coma mais grãos integrais, prefira óleos vegetais.

O vício do cigarro e o consumo frequente de álcool aumentam o risco de câncer de mama. Modere a ingestão de bebidas e, se necessário, busque ajuda para largar o fumo.

Outra forma de prevenção do câncer de mama é amamentar por pelo menos seis meses. Especialistas dizem que as mamães que seguem esta orientação conseguem reduzir os riscos de desenvolver a doença.

A terapia de reposição hormonal aumenta o risco de câncer de mama. Quem precisa tomar hormônios que contêm progesterona para controlar os sintomas da menopausa deve limitar o uso por até três anos.

Como orientação geral para prevenir o câncer de mama toda mulher após os 20 anos, mesmo que tenha hábitos saudáveis, deve se submeter à mamografia e fazer mensalmente o auto-exame.

Infográfico – Câncer de mama

infografico cancer de mama1 640x1455 Como prevenir o câncer de mama?

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior.