Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Como prevenir a infecção urinária

Saiba como fugir da infecção urinária, um problema comum entre as mulheres

em 16/09/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Dor e ardência ao urinar, aumento da frequência de idas ao banheiro, urina bem amarelada, sensação de desconforto na barriga e, em alguns casos, sangue na urina são sinais de que bactérias chegaram às vias urinárias pela uretra, afetando a bexiga.

Metade das mulheres sofre com os sintomas da infecção urinária pelo menos uma vez na vida. Quem já teve, sabe o quanto o problema é incômodo e por isso, o melhor é sempre evitar.

Para prevenir a infecção urinária, a principal dica é tomar bastante líquido. Isso porque quanto mais vezes você enche e esvazia a bexiga, é como se “lavasse” o sistema urinário, diminuindo a probabilidade de a bactéria se instalar.

Sempre que sentir vontade de fazer xixi, não segure. Outro cuidado importante é ir ao banheiro depois do ato sexual para ajudar a eliminar qualquer bactéria invasora do períneo (região entre o ânus e a vagina) que tenha tentado se aproximar da uretra.

Evite usar calças jeans ou roupas muito justas e de tecidos como a lycra, que aumentam a umidade e o atrito na região íntima. Dê preferência para o uso de calcinhas de algodão e tenha cuidados redobrados com a higiene íntima.

Se apresentar os sintomas da infecção urinária, procure um ginecologista. A infecção urinária baixa ou cistite é uma doença simples, o tratamento é feito com antibióticos e os sintomas desaparecem em cerca de dois dias.

Mesmo assim, é preciso continuar tomando o antibiótico de acordo com a prescrição do médico. Se não receber o tratamento adequado, o caso pode se complicar e evoluir para uma pielonefrite, ou infecção urinária alta, que ataca o rim.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas