Como parar de roer unhas

Veja alguns truques para se livrar deste hábito tão prejudicial às suas unhas

Por Andressa Dias
Atualizado em 03/09/2013 10:42

como parar de roer unhas Como parar de roer unhas

Quem sofre com o costume de roer unhas sabe como é difícil se livrar dele. Quando você menos percebe já está com a mão na boca roendo os cantinhos das unhas. Porém, existem alguns truques que você pode fazer para tentar eliminar este problema da sua vida.

Além de ser um hábito socialmente não aceitável, roer as unhas também pode ser prejudicial à sua saúde porque facilita a entrada de bactérias em seu organismo. Outro aspecto negativo deste hábito é que as unhas ficam sempre com um aspecto nada saudável e bonito.

Em vista disso, selecionamos algumas dicas para ajudar você que tem este hábito presente no seu dia-a-dia e não sabe mais o que fazer para acabar com esse costume. Confira as nossas sugestões para dizer adeus ao péssimo hábito de roer as unhas:

Cuide do seu emocional

Na maioria dos casos, o hábito de roer unhas surge devido a problemas como ansiedade e estresse. Portanto, um dos passos a se tomar para eliminar este problema é investir no tratamento de ansiedade e tentar diminuir o estresse em sua vida.

Se você acredita que é isso que faz com que você queira roer unhas, procure um psicólogo e tente amenizar seus problemas emocionais. Cuidando do seu lado psicológico, fica mais fácil ter controle e disciplina para acabar com o hábito de roer unhas, além de proporcionar a você melhor qualidade de vida.

Fique atenta para saber quais são os momentos em que você mais rói unha. Se quiser, pode pedir ajuda a quem convive com você, pois normalmente os outros percebem melhor nossos costumes, do que nós mesmos – afinal já estamos habituados àquilo. Percebendo quais são os momentos ou situações que levam você a roer unha, o próximo passo então é se policiar e se controlar.

Tente relaxar

Procure ter um estilo de vida menos agitado e faça atividades que proporcionam relaxamento. Em momentos de muita tensão, tente respirar fundo, tomar um copo d´água ou dar um volta pelo local onde está para tentar se acalmar. Outras dicas de relaxamento incluem praticar atividades como yoga e caminhada.

Use suas unhas a seu favor

Uma das maneiras de parar de roer unhas é utilizar um esmalte inibidor. Estes esmaltes tem um gosto amargo e farão com que você perca este hábito aos poucos, pois cada vez que roer sentirá um gosto horrível na boca.

Outra opção é manter suas unhas sempre bem feitas e caprichadas, com o esmalte que você mais gosta. Confira algumas dicas de como fazer a unhas no Provador do Dicas de Mulher. Quando a unha está feita e colorida, é mais fácil lembrar que não deve roer e conseguir se controlar.

Existe ainda uma outra alternativa: unhas de gel ou silicone. Esta pode ser uma ótima opção, afinal uma vez que suas unhas estão maiores, bonitas e bem cuidadas – além de mais resistentes – roê-las se torna menos interessante.

Para poder se encorajar a nunca mais voltar a roer unhas, fotografe suas unhas bonitas e cuidadas e guarde as imagens para que sirva de inspiração e você não volte mais a roê-las.

Repare nas unhas alheias

Pode parecer algo estranho, mas reparar nas unhas das suas amigas e colegas de trabalho pode servir para te fazer acabar com o hábito de roer unha. Cada vez que você ver as unhas bonitas das suas amigas, ficará com vontade de ter unhas bem cuidadas também. Assim como toda vez que perceber que alguém rói unha por estar com a unha toda destruída, você verá que já passou da hora de se livrar deste hábito.

Com essas dicas e muita disciplina é possível sim eliminar este hábito e ter sempre unhas invejáveis.