Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Como parar de adiar seus afazeres

Evitar as interrupções é uma das maneiras de evitar a procrastinação

em 08/02/2012

Procrastinar, ou adiar os compromissos, parece ser um mal que acomete quase todo mundo pelo menos uma vez na vida. E como isso é muito prejudicial, sugerimos algumas dicas para que você se livre desse hábito colocando essas recomendações em prática. Confira 6 dicas para deixar de adiar seus compromissos.

1 – Faça uma “to-do list

Uma “to-do list” é uma lista onde você anota de maneira simples o que tem que fazer naquele dia ou naquela semana. Isso você pode fazer como um planejamento. O mais interessante dela é que após fazer o que tinha de ser feito, você pode riscar o item da lista e isso dá uma sensação de deve cumprido.

Você pode também incrementá-la com horários e duração máxima estipulada para cada tarefa. Assim você não se perde nos seus horários e nem perde tempo do dia. Isso evita que você queira procrastinar.

2 – Faça o pior primeiro

Outra tática útil para evitar que você adie suas tarefas é fazer o que você considera pior antes de fazer qualquer outra coisa. Por exemplo, se você odeia lavar a louça e prefere arrumar a cozinha, lave a louça antes de arrumar a cozinha.

3 – Divida as grandes tarefas

Quando você pensa em fazer algo que vai dar muito trabalho, como organizar todo o seu guarda roupa, você fica desanimada e deixa para outra hora? Para que isso não aconteça, sugerimos dividir essas atividades em várias partes e fazer um pouco de cada vez.

No guarda roupa, por exemplo, você pode dividir por portas e gavetas. Cada dia de faxina você limpa um e assim nunca ficará cansativo demais ou desanimador.

4 – Tenha uma plateia

É bem mais difícil você desmarcar algo que tem que fazer quando programa aquilo com outra pessoa ou quando outras pessoas sabem que você deve fazer aquilo naquele determinado dia e hora.

Por exemplo, se você faz exercícios em casa com um personal trainer, a chance de ter preguiça é muito maior do que quando você faz com uma ou duas amigas na academia. Porque nesse caso você teria que desmarcar com três pessoas e ainda perder um dia que já está pago.

5 – Cuidado com interrupções

Quando estiver fazendo algo, não se deixe interromper por ligações ou checando o seu e-mail no computador. Por mais que pareçam tomar pouco tempo do seu dia, essas pequenas distrações podem te tirar do foco e te desmotivar a continuar sua tarefa.

6 – Escolha um dia do mês para fazer o que adiou

Sabe aqueles compromissos que a gente costuma deixar para depois? Como ir ao dentista? Escolha um dia do mês para fazer esse tipo de coisa. Selecione um dia e marque dentista, cabeleireiro, ir visitar aquela tia que você não gosta. Enfim, um dia para fazer o que você adiou por tanto tempo.

Postergar as atividades é algo comum, porém não se deixe levar por esse fato. Force-se a ser fiel aos seus compromissos e honre datas e horários. Seja disciplinada e tenha uma vida mais organizada.

Comentários
Dicas relacionadas