Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como os filhos podem contribuir nas tarefas do lar

Dividir as tarefas da casa com os pais é um treino para que as crianças se tornem mais independentes e aprendam a ter responsabilidades

em 17/08/2011

Aprender a ajudar nas tarefas do lar é uma lição que as crianças devem aprender desde cedo. E dar uma mãozinha nos serviços domésticos não é coisa apenas de menina. Os meninos também podem e devem ajudar.

Incentivar a participação dos pequenos na arrumação da casa é uma maneira de ensinar a ter responsabilidades. Dividir as tarefas com os pais também é um treino para que as crianças se tornem mais independentes.

É importante que os pais tenham consciência para oferecer às crianças somente tarefas que estejam de acordo com sua faixa etária, respeitando sua capacidade física e preservando sua saúde. Cada criança deve cooperar com o que pode e com o que tem idade para fazer.

Não se trata de tornar os serviços domésticos uma obrigação aos pequenos, mas fazer com que eles aprendam a conviver em família e se sintam úteis.

Para saber como seus filhos podem contribuir nas tarefas do lar, confira algumas sugestões de atividades domésticas adequadas para cada faixa etária:

De 2 a 4 anos

Os mais novos adoram ajudar, embora muitas vezes a falta de habilidade acabe mais atrapalhando do que outra coisa. Mas, como a intenção é ensiná-los a criar responsabilidades desde cedo, as tarefas do lar para crianças pequenas devem ser bem simples.

Elas podem guardar os brinquedos ou colocar a roupa suja no cesto. Outra atividade interessante, e que pode ser muito divertida, é ajudar a alimentar animais de estimação.

5 anos

As crianças desta idade são bastante curiosas e gostam de estar constantemente experimentando coisas novas. Aproveite para ensinar seu filho a arrumar a própria cama, ajudar a recolher os brinquedos e objetos espalhados pela casa, limpar o pó e aguar as plantas.

De 6 a 8 anos

Quando chegam a esta idade, algumas crianças podem manter o entusiasmo em relação às tarefas domésticas, enquanto outras já podem demonstrar certo desinteresse por terem percebido que talvez ajudar a cuidar da casa pode não ser tão divertido como parecia.

É também uma fase em que as crianças começam a valorizar sua independência. Portanto, uma estratégia para continuar incentivando os pequenos é ensinar tarefas que eles possam iniciar e terminar sozinhos, como dobrar e guardar as roupas limpas, arrumar a mesa, ajudar a carregar e guardar as compras e manter o quarto sempre arrumado.

De 9 a 10 anos

A partir desta idade, as crianças já são capazes de cumprir atividades que exijam responsabilidades maiores. Os pais podem estabelecer uma rotina ou uma escala, distribuindo as atividades entre as crianças.

Além de manter a cama arrumada, agora as crianças já podem trocar os lençóis e fronhas. Elas também podem lavar a louça e varrer o chão.

A partir de 11 anos

Agora pré-adolescentes, seus filhos podem cuidar dos irmãos e participarem da rotina da casa como ajudantes na cozinha. Ensine receitas práticas e rápidas. Outra dica é pedir que eles lavem a louça, passem aspirador ou pano no chão.

Comentários
Dicas relacionadas