Como organizar os trabalhos escolares das crianças

Dicas para manter tudo em ordem e guardar as memórias escolares dos pequenos com segurança

Por Andressa Dias
organize os trabalhos escolares das criancas Como organizar os trabalhos escolares das crianças

Foto: Thinkstock

Quando se inicia a idade escolar e os filhos começam a frequentar a escola, começa também a grande pilha de folhas com trabalhos escolares. Sabemos que espaço é um bem precioso, raro e que devemos prezar sempre pela organização de materiais assim para que eles não ocupem mais espaço do que devem. Sendo assim, sugerimos aqui algumas dicas para que você possa deixar os trabalhos escolares organizados de forma a poupar espaço da casa.

O primeiro tipo de material com o qual você deve lidar é o material que ocupa mais espaço, ou seja, cartazes grandes, maquetes e outros trabalhos grandes. Para que estes materiais não ocupem tanto espaço, em vez de se desfazer dessas produções do seu filho, tire fotografias dos trabalhos e arquive as imagens em seu computador ou na internet.

Assim, você poderá destinar um fim adequado ao material sem precisar se desfazer da obra de arte que estará gravada em imagens. Se você quer garantir que as obras do seu filho não serão perdidas se o computador tiver um problema, faça backup dos arquivos em um HD externo e também no seu serviço de e-mail. Outra ideia é criar um blog ou site estilo portfolio para apresentar os trabalhos do seu filho a amigos e familiares.

Para outros materiais como folhas A4 com pinturas e desenhos, você pode optar por armazená-las em caixas de camisa ou ainda em caixas organizadoras de plástico ou papelão. Recomendamos usar caixas transparentes para facilitar a visualização do que está dentro. Mas se isso não for possível, a alternativa ideal é etiquetar cada caixa dizendo o que está armazenado e a qual filho pertence.

O próximo passo é decidir onde colocar estas caixas com os trabalhos escolares das crianças. Se você tem espaço em casa e está disposta a investir nisso, você pode comprar um armário ou sapateira para organizar os trabalhos e também os materiais escolares do pequeno.

Porém, se falta espaço e você não quer gastar com isso, você pode colocar as caixas embaixo de camas e em cima de guarda-roupas e armários. Lembre-se de que o ideal nesses casos é manter as caixas bem fechadas para não juntar poeira e que também é bom pensar bem onde vai colocar as caixas para não poluir o visual dos cômodos.

Caso você queira armazenar os trabalhos escolares de uma forma que fique fácil de mostrar aos outros, coloque as fotografias e os papéis em uma pasta com folhas de plástico para servir como um álbum de trabalhos escolares.

Use a criatividade e as nossas dicas e mantenha os trabalhos escolares do seu filho bem organizados e guardados para servirem de boas lembranças da infância.