Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como organizar o home office

Saiba como organizar o seu escritório em casa para mantê-lo funcional e facilitar seu trabalho

em 19/02/2013

Foto: Thinkstock

O trabalho em home office, ou escritório caseiro, vem crescendo no Brasil, seja porque as empresas estão percebendo os benefícios em dar esta possibilidade a seus funcionários ou por conta do aumento do número de empreendedores lançando novos negócios dentro de casa.

Não perder tempo com o trânsito e ter facilidade no trato com a família, tarefas domésticas, atividades físicas e outros afazeres são alguns dos muitos benefícios de se trabalhar em casa, porém é importante saber como estruturar o ambiente do escritório caseiro para manter a produtividade no cotidiano do trabalho.

Um espaço de trabalho desconfortável pode tirar a concentração e tornar suas atividades cansativas. Planejar a decoração de modo a posicionar e distribuir a infraestrutura do home office adequadamente é fundamental, bem como escolher os equipamentos adequados.

Um espaço bem planejado evita dispersar a atenção ou ter incômodos ou limitações físicas, deixando o ambiente agradável e funcional.

A importância da localização

Quem trabalha em um home office, não deve esperar que os familiares deixem de fazer suas atividades normais, por isso é importante pensar em uma forma de seu trabalho não ser prejudicado por sons ou circulação de pessoas e também dos demais moradores não sentirem o seu trabalho cerceando a liberdade dos momentos de lazer e descanso.

Se a atividade exigir que se passe grande parte do dia ao computador e com silêncio, a melhor opção é criar um cômodo exclusivo para o home office, ou escolher um cômodo que não atrapalhe as atividades dos outros e possa ser fechado.

Iluminação, ventilação

Para sentir-se bem no escritório caseiro, é fundamental uma boa iluminação e ventilação, evitando problemas nos olhos ou de respiração.

É importante que o ambiente de trabalho tenha uma janela que ilumine e contribua para a circulação de ar. A luz vinda da janela não deve incidir diretamente sobre a mesa de trabalho para não causar desconforto visual nem estragar equipamentos, como o computador.

Caso o ambiente tenha uma iluminação insuficiente, deve-se providenciar luzes artificiais e cuidar para que o direcionamento destas luzes não cause desconforto. A arquiteta Bya Barros costuma indicar a seus clientes as lâmpadas econômicas e amarelas. “A luz fria branca provoca nervosismo e agitação a quem está embaixo dela. E dependendo do seu foco dificulta até a leitura em papel.”.

A escolha das cores também tem grande influência sobre a iluminação e sensação de amplitude do ambiente, por isso os tons neutros são os mais usados. Os tons pastel do tipo candy colors estão em alta na moda e na decoração.

Espaço de trabalho

Escolher uma boa mesa de trabalho é muito importante para evitar problemas na coluna ou problemas nos membros superiores como as lesões por esforço repetitivo. A área de trabalho deve ter espaço suficiente tanto para os documentos e outros objetos de trabalho quanto para posicionar-se confortavelmente diante dela.

Itens como teclados, mouses e monitores de computador têm posições corretas que evitam distúrbios osteomusculares: o teclado deve estar em uma altura que permita que o cotovelo fique dobrado em ângulo reto; o mouse apoiado na mesma superfície do teclado, para reduzir a tração necessária para movimentar o braço até ele; e o monitor entre 45 e 70 centímetros de distância em relação aos olhos e na altura da linha de visão da pessoa sentada com boa postura.

Quem usa notebook, se o fizer por muitas horas deve também considerar manter uma mesa e usar este equipamento da mesma maneira que um computador comum, providenciando teclado e mouse externos, para posicioná-los de forma independente da tela e preservar também as alturas e distâncias corretas que previnem problemas de saúde.

Para deixar o espaço de trabalho mais divertido, procure produtos ergonômicos, mas também com design e cores que deem vivacidade ao dia a dia.

Armazenamento e organização

As escolhas de personalização do ambiente devem ser funcionais para sua rotina e de acordo com seu jeito de ser. Quem precisa de um espaço calmo e sério deve manter seus objetos em gavetas e armários, já quem precisa inspirar-se e manter a criatividade deve fazer o uso de painéis de visualização e prateleiras abertas, por exemplo.

Para um home office com uma estrutura produtiva a organização para localizar objetos de acordo com as necessidades e prioridades é o mais importante. Livrar-se diariamente de lixo e manter arquivos e registros somente com documentos necessários é fundamental.

Utilizar canaletas, organizadores de cabos ou abraçadeiras de nylon ou velcro para esconder os fios dos equipamentos também é um sinal de boa organização.

Seguir boas práticas de organização e aliá-las ao seu gosto com relação a design e decoração é a melhor maneira de conquistar o home office dos sonhos. Confira na galeria abaixo alguns bons exemplos:

Comentários
Dicas relacionadas