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Como não ter gases?

Entenda o que causa os temidos gases intestinas e aprenda a evitá-los

em 11/09/2014

Foto: Thinkstock

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O problema dos gases intestinais é muito comum e praticamente todas as pessoas sofrem ou já sofreram com isso. As flatulências podem não só causar muito constrangimento como também fortes dores abdominais.

Suas causas estão intimamente ligadas à alimentação e consequentemente as alternativas para evitar ter gases ou diminuir a frequência com a que se tem eles também se referem à alimentação.

Quem tem excesso de flatulência sofre ainda mais com este mal. Os desconfortos abdominais, as dores e o mau cheiro proveniente dos gases intestinais podem ter efeitos desastrosos na vida pessoal e profissional destas pessoas.

Em vista disso, para melhorar a qualidade de vida de quem convive com o problema de gases intestinais selecionamos dicas para você entender este incômodo e saber como evitar o surgimento dos gases.

O que causa os gases?

Os seguintes fatores podem causar os incômodos gases intestinais:

  • Ingestão excessiva de açúcares;
  • Consumo de produtos fermentados como cerveja, vinagre e pão;
  • Má digestão;
  • Dietas exageradas e muito restritivas;
  • Reação ao consumo de produtos com leite ou glúten;
  • Ingestão de produtos com farinha refinada;
  • Mastigação insuficiente dos alimentos.

Como evitar os gases

Quem sofre com o problema de flatulência exagerada deve tomar alguns cuidados com os hábitos alimentares para que os gases diminuam e a pessoa possa ter uma vida mais confortável, melhorando inclusive seu convívio social. Veja as dicas de como evitar as flatulências com práticas simples:

  • Mastigue bem todos os alimentos, principalmente os mais difíceis de mastigar;
  • Procure não beber líquidos com as refeições ou beba apenas uma pequena quantidade;
  • Não tenha pressa de terminar a sua refeição, tenha calma na hora de se alimentar;
  • Inclua alimentos cheios de fibras em suas refeições;
  • Beba bastante água durante o dia para ajudar a digestão dos alimentos;
  • Faça pequenas refeições durante o dia em vez de apenas uma ou duas muito pesadas;
  • Experimente também tomar chá de hortelã antes das refeições;

Em casos extremos, pode-se combinar estas práticas saudáveis com o consumo diário de cápsulas de probióticos, que são bactérias responsáveis pela saúde intestinal.

Outra dica para quem tem gases intestinais é reparar em quais alimentos mais causam as flatulências. Preste atenção ao que comeu quando sentir este incômodo e tente diminuir o consumo daquilo.

Seguindo estas sugestões você conseguirá diminuir ou até eliminar as flatulências e as dores abdominais dos gases e poder aproveitar melhor cada minuto do seu dia, sem precisar se preocupar com dores ou indo ao banheiro a toda hora.

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