Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Como montar enxoval de casamento

Saiba como escolher peças de cama, mesa e banho para montar um enxoval completo

em 16/09/2014

O costume de começar a montar o enxoval de casamento desde cedo já não é mais tão comum. Hoje, a tarefa de começar a escolher as peças de cama, mesa e banho para a casa começa quando se está de casamento marcado.

Alguns casais preferem ir comprando as peças aos poucos, enquanto outros preferem ser mais práticos e adquirir tudo de uma tacada só. De qualquer forma, o ideal é que a noiva comece a providenciar tudo com bastante antecedência.

O prazo máximo para começar é de três a seis meses antes do casamento. E como a escolha das peças deixou de ser exclusividade da noiva, vale pedir a ajuda do futuro marido na hora das compras.

O casal pode aproveitar para passar um tempo juntos planejando dos detalhes do novo lar e ainda discutir sobre os gostos de cada um.

Uma dica importante de como montar o enxoval de casamento é que as peças precisam estar de acordo com o estilo da decoração da casa. As cores ficam a critério dos noivos, mas uma dica é escolher tons claros, já que eles nunca saem de moda.

Se optar por cores mais vivas, tente sempre combinar as peças entre si, assim você pode fazer variações. Tecidos estampados deixam a casa mais charmosa, mas tenha bom senso. Estampas muito diferentes tiram a harmonia do ambiente.

Confira mais algumas dicas antes de começar as compras e saiba como escolher as peças de cama, mesa e banho.

Cama

A principal dica sobre a roupa de cama, é só começar a comprar depois de ter escolhido o colchão. É preciso saber a medida exata do colchão para acertar nos lençóis (principalmente nos modelos de lençol com elástico), edredons, colchas e cobertores.

Atenção também para escolher os travesseiros certos. Quando o travesseiro não é adequado para o seu corpo e seus hábitos noturnos, alguns sintomas como dores no corpo e aquela sensação de ter dormido mal podem surgir ao longo do tempo.

Mesa

Existem alguns itens que realmente são importantes na cozinha, mas não uma quantidade exata a ser comprada. Inclua na sua lista panos de prato, toalhas de mesa para o dia-a-dia que sejam fáceis de lavar e pelo menos uma mais elegante, para ocasiões mais formais. Jogos americanos são opções práticas para usar nas refeições e podem completar o enxoval.

Banho

Toalhas de banho, de rosto e tapetes para o banheiro são itens indispensáveis. Prefira comprar toalhas avulsas em vez de conjuntos coordenados. Além de pagar menos, você pode fazer combinações diferenciadas. Mas lembre-se que fazer economia não significa abrir mão da qualidade e do conforto. As toalhas 100% algodão duram mais, são mais fofinhas e mais práticas de lavar.

Para tornar a tarefa ainda mais fácil, confira aqui uma lista de enxoval para noivas com o que não pode faltar na casa dos recém-casados.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas