Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Como melhorar a capacidade de memorização

Aprenda truques simples para gravar informações na memória e não esquecer mais

em 20/04/2012

Já imaginou esquecer a senha do cartão de crédito bem na hora de pagar uma compra? O estresse e correria do dia a dia podem prejudicar sua capacidade de memorização. Para combater esse problema, a primeira dica é procurar atividades relaxantes. O segredo para o bom funcionamento da mente é a sensação de estar bem com o corpo inteiro.

Ter boa memória é importante tanto para a vida pessoal, como para a vida profissional. Imagine como exemplo estudantes que têm que estudar livros e apostilas para provas. Caso eles não gravem as informações na memória, com certeza terão problemas futuros.

Para melhorar a capacidade de memorização e conseguir gravar, com rapidez e eficiência, instantaneamente qualquer informação, existem truques fáceis e eficazes. Confira abaixo:

1. Os seres humanos têm cinco sentidos. Por que usar apenas um deles para memorizar momentos, informações ou cenas? Utilize a audição, o olfato, o tato, o paladar e a visão para registrar algo na mente. Usar vários sentidos para gravar uma informação na memória pode facilitar a tentativa de se lembrar dela depois.

2. Tente estabelecer relações entre os registros novos que você está tentando fazer e as memórias que você já possui. Relacionar ideias pode ser uma ótima alternativa para retomar memórias.

3. Termos técnicos e informações densas podem ser condensadas em rimas e musiquinhas que são facilmente registradas pela mente. Por exemplo, quem não se lembra da canção do alfabeto em inglês?

4. Entenda o conteúdo e tente desenvolver interesse por ele. A mente humana tende a registrar com maior facilidade as informações pelas quais a pessoa se interessa.

5. Repita o que você acabou de memorizar em uma conversa. Essa é uma técnica bastante utilizada por estudantes, já que aplicar informações guardadas na mente em uma conversa ativa a memória de longo prazo.

6. Os hábitos alimentares também influenciam a capacidade de memorização de um indivíduo. É que uma das atividades que o organismo humano deve exercer para recuperar informações na memória está relacionada à metabolização da glicose e à oxigenação do corpo. Fatores influenciados pela alimentação. Com uma dieta balanceada e hábitos saudáveis a memorização de novos fatos pode ser beneficiada. A ingestão de gordura em excesso prejudica a circulação sanguínea e a metabolização de glicose.

Para a psicóloga Fabiana Mendonça, além das técnicas, quem quiser ter boa capacidade de memorização, deve estar bem consigo mesmo: “O pensamento e a memória funcionarão melhor quando a pessoa estiver em boas condições de saúde e, principalmente, descansada.”

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas