Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como manter a casa em ordem

Dicas simples e um pouco de disciplina ajudam a deixar a casa arrumada por mais tempo

em 27/07/2011

Para deixar a casa sempre em ordem, é importante manter cada coisa em seu devido lugar. Quando não existe um lugar específico para determinados objetos, eles acabam espalhados pela casa e aí, os cômodos viram aquela bagunça.

Tendo um lugar para guardar cada tipo de pertence, fica fácil deixar a casa em ordem. Sempre que usar um objeto, imediatamente coloque-o de volta em seu lugar. Se você e sua família tiverem essa disciplina de organização, a casa ficará arrumada por mais tempo. Confira algumas dicas de como manter a casa em ordem cuidando de cada cômodo:

Hall de entrada da casa

Normalmente quando chegamos em casa, queremos nos ver livres dos pesos que estamos carregando e acabamos despejando tudo na entrada da casa. Porém, esta é a forma mais fácil de fazer parecer que a casa inteira está desarrumada.

O ideal seria ter um armário ou aparador com gavetas, desta forma você pode guardar chaves e correspondência de forma organizada, evitando que fiquem expostas em bancadas e mesas. Algumas famílias também optam por deixar um espaço próprio para colocar o calçado no hall, para que fiquem organizados em vez de jogados pelo chão da casa.

Cozinha

Deixe a cozinha sempre arrumada começando pela louça. Tente se manter em dia com a lavagem dos utensílios e guarde todos eles assim que estiverem secos. Se nos balcões da cozinha você costuma deixar muitos objetos à mostra, tente encontrar um espaço para eles em um armário ou em caixas organizadoras. O espaço em cima da geladeira e do micro-ondas pode ser usado desde que com cuidado, evitando colocar muito peso em cima do aparelho e sem exagerar no número de itens em cima da geladeira.

Geralmente objetos expostos dão maior impressão de que a casa está bagunçada mesmo quando eles estão organizados, por isso evite deixar muitos objetos à mostra na cozinha. Alimentos que ficam fora da geladeira devem ser colocados em potes para ficarem mais arrumados e conservados com higiene.

Quartos

A regra para os quartos é parecida com a da cozinha: mantenha os pertences em armários fora do campo de visão das pessoas. Mas é claro que também é importante deixar os armários organizados. Deixar a cama arrumada e roupas em seu lugar são o primeiro passo para o seu quarto ficar sempre em ordem. Evite deixar roupas sujas e calçados pelo chão, tenha um lugar próprio para esses objetos.

Roupas que são usadas apenas no inverno ou que são pouco usadas podem ficar guardadas em caixas e o mesmo deve ser feitos com objetos de uso menos frequente, dessa forma você consegue mais espaço nos armários e guarda roupas para poder arrumar seus pertences.

Sala

A sala também precisa estar livre de objetos espalhados. Procure manter somente o necessário exposto na sala, como revistas e o controle remoto. Mesmo estes objetos podem ter um lugar específico para ficarem organizados, como as gavetas de mesa de centro. Se vocês tem muitas revistas, procure organizá-las em gavetas ou caixas ou doe uma parte delas.

Alguns objetos de uso comum da família como carregadores de celular, chaves extra da casa, manuais de equipamentos, lista telefônica, entre outros, podem ficar guardados em um armário.

Escritório

Como os escritórios ou áreas de estudo costumam ter maiores volumes de papel e vários livros e cadernos, é imprescindível ter um armário para organizar estes itens. Além disso, você pode contar com pastas com divisórias e pastas com elástico para guardar e ordenar documentos e outros papéis importantes.

Mantenha sempre os objetos mais usados e necessários em locais de fácil acesso e na parte da frente dos armários. Itens menos usados podem ficar mais ao fundo e nas partes superior e inferior dos armários.

Banheiro

No banheiro é importante usar o espaço do armário para guardar os objetos de higiene pessoal e toalhas, por exemplo. Tenha alguns ganchos para pendurar as toalhas usadas de forma organizada e um cesto de roupa usada para que elas não fiquem espalhadas no chão. Evite deixar escova ou creme dental na pia, pois além de ser anti-higiênico, é uma forma de deixar o banheiro bagunçado.

Despensa

Separe os seus produtos de limpeza dos alimentos se você armazena ambos na despensa. Fuja dos entulhos e se livre dos objetos que não usa mais. Empilhar caixas velhas na despensa ocupa espaço e pode atrair traças e ácaros. Procure manter os objetos da despensa organizados em armários, prateleiras ou em caixas mais robustas que podem ficar no chão, em cantos ou debaixo de armários.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas