Como limpar paredes e tetos

Evite o acúmulo de poeira e sujeira fazendo uma limpeza periódica nestes locais para deixar os cômodos como novos

Por Alessandra Busko
Atualizado em 23/10/2012 10:13

como limpar tetos paredes Como limpar paredes e tetos

Para que a faxina da casa fique completa, é preciso lembrar de limpar o teto e as paredes de cada cômodo. Muita gente se esquece de que estes espaços também acumulam poeira, sujeira e até mesmo teias de aranha. Para fazer a limpeza de forma correta e usando os produtos adequados, de acordo com o tipo de revestimento e acabamento do local, siga algumas dicas úteis.

Paredes

A sujeira costuma ficar mais visível nas paredes através de marcas de mãos, arranhões ou por poeira acumulada. E para mantê-las sempre em dia, é preciso usar alguns truques.

Paredes de tijolo podem ser limpas com maior facilidade e requerem pouca atenção. Basta apenas uma esponja macia com um pouco de produto limpador de uso geral ou até mesmo água quente para deixá-las limpa outra vez. Mas atenção: é necessário se certificar antes se a parede é lavável. Faça o teste em uma pequena área para ver se o produto não irá danificar a pintura da parede.

Para dar início à limpeza da parede, retire as teias de aranha, poeira ou qualquer tipo de sujeira acumulada nos cantos usando o aspirador de pó. Com uma esponja macia e um produto limpador de uso geral, lave a parede sempre fazendo movimentos de baixo para cima para evitar manchas de listras na superfície.

Espelhos e quadros instalados na parede devem ser retirados e limpos. Com um pano ou uma escova de cerdas macias, retire o acúmulo de pó tanto na parte da frente como na de trás do objeto. Em seguida, limpe a área da parede.

Para retirar fitas adesivas sem deixar marcas na parede, é preciso usar o ferro quente na hora da remoção. Coloque um pedaço de tecido em cima da fita adesiva que pretende retirar, pressione o ferro por alguns minutos até que cola do verso amoleça e a fita se solte da parede.

Depois de remover o adesivo, tire o que ficou acumulado na parede utilizando limpador abrasivo, mas sem esfregar com muita força para não danificar.

Parede com revestimentos

Decorativo: Os revestimentos autoadesivos geralmente são resistentes a gordura e manchas, pois são confeccionados com material de vinil. Por isso, não é preciso muito esforço na hora da limpeza da parede. Use uma esponja umedecida em um produto de uso geral, aplique sobre toda a superfície e finalize usando um pano seco e macio.

Metal: Assim como as paredes com revestimento autoadesivo, para limpar o revestimento de metal basta usar uma esponja macia por toda a superfície e em seguida passar pano seco e macio, para garantir brilho.

Espelho: Revestimentos de espelhos devem ser limpos da mesma maneira que os espelhos de parede. Basta adicionar um produto limpador específico para vidro em um papel toalha ou até mesmo usar folhas de jornal. Faça movimentos circulares suaves até retirar todas as manchas. Com outra folha de papel, repita o procedimento para garantir a limpeza com sucesso.

  • Madeiramento: O madeiramento, conjunto das portas de madeira, ficam nas bordas das paredes e também necessitam de uma limpeza frequente. Retire a poeira acumulada e sujeiras que se encontram no canto do madeiramento, sempre com ajuda de um aspirador de pó ou pano seco, em seguida, com um pano limpo faça a limpeza com um produto específico limpador de madeira ou polimento. Nunca use produtos à base de água em madeira natural ou até mesmo pintada, prefira sempre produtos à base de óleo ou cera que são indicados para esse tipo de material.

  • Tetos

    Os tetos pintados são laváveis, por isso não correm o risco de ficar danificados na hora da limpeza, mas para demais tipos com acabamentos e revestimentos diferentes, existem algumas exceções.

    Para fazer a limpeza de teto pintado, é simples. Faça uma mistura de 1/2 copo de vinagre, 1 copo de amônia, 1/4 copo de bicarbonato de sódio e 3,5 litros de água quente em um balde. Em seguida, proteja as mãos com luvas de borracha para evitar alergias e deixe o local sempre bem arejado para não inalar o cheiro forte da solução. Umedeça um esfregão na mistura e aplique no teto sem deixar que pingos escorram pela parede.

    Teto com revestimentos

    Teto com acabamento acústico: O teto com acabamento acústico (que absorve o som) não pode ser limpo com produtos químicos e muito menos misturas a base de água. Para fazer a limpeza deste tipo de teto, basta retirar toda a sujeira com a ajuda do aspirador de pó. Caso o teto esteja muito sujo, é preciso limpá-lo usando o acoplamento de uma escova com cerdas macias no aspirador e fazer movimentos leves para evitar danos.

    Estuque: Os tetos que possuem decoração em estuque não podem ser limpos com soluções líquidas, já que a superfície não é pintada e tem textura profunda. Para manter o revestimento em estuque sempre limpo, a melhor maneira é usar um aspirador com escova, sempre com cuidado para não danificar o local.

    Vinil: Limpe o teto de vinil usando apenas produtos de uso geral e um esfregão ou esponja macia.

    Não laváveis: Os revestimentos do teto não laváveis devem ser limpos com produtos específicos, que podem ser encontrados em lojas de material de construção. Em casos extremos, o ideal é recorrer a uma pintura no local.