Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como limpar escovas e pentes

Mantenha os pentes e escovas sempre limpos e garanta um contato mais saudável com os fios

em 11/02/2012

Os pentes e escovas que servem para modelar e desembaraçar os fios também precisam de cuidados de higiene. Pode parecer frescura, mas se mantidos limpos, eles duram mais e ainda garantem um contato mais saudável com os cabelos.

A higiene das escovas e pentes é muito importante, pois ao escovar os cabelos úmidos ou secos, com excesso de creme, ou até mesmo junto ao secador, alguns fios sempre vão acabar enroscados nas cerdas. Se não forem retirados, com o tempo essa sujeira vai se acumulando e criando o ambiente propício para a propagação de caspas e doenças no couro cabeludo.

Como fazer a limpeza em escovas e pentes?

Para limpar escovas e pentes de cabelo é muito fácil, prático e não leva muito tempo. Separe os utensílios que deseja limpar e retire delicadamente todos os fios acumulados. Evite retirar os fios das escovas com a ajuda do pente para evitar danos em ambos.

Em um recipiente no tamanho ideal para caber toda a escova, despeje um litro de água quente e acrescente algumas gotas de água sanitária ou sabão neutro. Em seguida, mergulhe uma escova de cada vez, deixando de molho por alguns minutos. Após a imersão, adicione ainda uma colher de chá de sabão líquido na água e deixe por cerca de 30 minutos.

Feito isso, retire as escovas e pentes, enxágue com água corrente, deixe secar naturalmente e pronto! Agora suas escovas e pentes estão mais limpos e conservados. Para manter a higiene, repita o procedimento uma vez a cada dois meses. Se perceber que os pentes e escovas estão muito sujos em menos tempo, faça a limpeza antes.

Uma dica para manter a sua escova ou pente sempre com aparência limpa e evitar o acúmulo de sujeiras, é sempre retirar os fios que ficaram enroscados logo após desembaraçar os cabelos.

Outros tipos de escovas

As escovas de cabelo do tipo almofada e metálicas não podem seguir o mesmo procedimento de limpeza que as demais, pois podem ficar encharcadas ou sofrer oxidação. Por isso, é necessário limpá-las sem deixar de molho.

Escovas almofadadas: Para fazer a higiene da escova tipo almofada, basta esfregar as cerdas com a ajuda de uma escova de dentes ou esponja flexível umedecidas com água e sabão neutro. Faça a limpeza completa e em seguida, deixe secar naturalmente.

Escovas metálicas: Para não causar oxidação nas escovas metálicas, é preciso ter cuidado redobrado na hora da sua higienização. A escova não pode ter longo contato com a água, por isso é recomendado não deixar de molho, apenas lavar rapidamente e em seguida, enxugar com um pano limpo e seco.

Comentários
Dicas relacionadas