Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como limpar cortinas, tapetes e carpetes

Saiba como ser uma dona de casa prendada e fazer a limpeza correta de cortinas, carpetes e tapetes.

em 20/01/2012

Uma casa limpinha e bem arrumada é o sonho de qualquer mulher, mas existem algumas coisas complicadasque nos fazem perder a paciência como limpar cortinas, tapetes e carpetes, que limpamos na maioria das vezes “daquele jeito”, não higienizando corretamente.

Mas qual a maneira certa de limpar as cortinas, tapetes e carpetes?

Para os três casos, a melhor opção é o aspirador de pó. A cortina deve ser aspirada a cada 15 dias e lavadas duas vezes por ano, ficando de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes; a primeira após 20 minutos, para que a poeira não manche o tecido.

No dia seguinte, para finalizar, lave a cortina na máquina selecionando o programa para peças delicadas. Após a lavagem, seque na sombra. Caso sua cortina seja de fibra natural, use apenas o aspirador. No caso das persianas, prefira um espanador e procure lavar a cada dois anos, mas em uma empresa especializada.

Quanto aos carpetes, além de ser aspirados uma vez por semana e com mais freqüência em área de muito tráfego, vale acrescentar bicarbonato de sódio ao saco do aspirador. Isso combate os odores.

Já os tapetes, necessitam de limpeza diária com o aspirador, pois ele retira toda poeira, areia e terra encontradas no tapete. Caso tenha derrubado alguma coisa que tenha manchado o tapete, absorva o que for possível com um pano, sem esfregar. Porém, se tiver caído algo sólido, use uma colher para retirar o que puder.

Complete a limpeza do tapete com um pano limpo, água e algumas gotas de detergente neutro. Repita esse procedimento, trocando sempre o pano sujo, por um limpo. Quando a mancha sumir, passe um pano com água e enxágüe. Depois de seco, escove delicadamente os pelos da área tratada e o coloque novamente em seu lugar. Simples e prático!

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas