Como lidar com os sintomas da menopausa

Pequenas adaptações na rotina podem trazer mais qualidade de vida na chegada da menopausa

Por Deborah Busko
Atualizado em 22/06/2012 15:33

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Se você está tendo ondas de calor, dificuldades para dormir e outros sintomas que indicam a chegada da menopausa, sabe o quanto pode ser incômodo lidar com eles. A terapia de reposição hormonal continua sendo a alternativa de tratamento mais comum e eficaz para controlar a amenizar os desconfortos, mas pequenas mudanças no estilo de vida também podem fazer a diferença no seu bem-estar. Veja agora algumas dicas e saiba como lidar com os sintomas da menopausa.

Pratique exercícios

A prática regular de atividades físicas pode afetar substâncias químicas cerebrais que regulam a temperatura do corpo e amenizam o “calorão” comum na menopausa.

A combinação de exercícios do Pilates que fortalecem a musculatura e dão flexibilidade ao corpo são uma boa opção, mas se você está sem tempo ou sem dinheiro para ir à academia, experimente uma caminhada ou corrida no parque ou pelas ruas do bairro.

Perca peso

Estudos comprovaram que mulheres acima do peso ou obesas estão mais propensas a ter ondas de calor na menopausa que as mulheres com um peso saudável. Embora seja mais difícil emagrecer na meia-idade, vale a pena conversar com o seu médico e encontrar opções para eliminar os quilos extras. Investir na combinação exercícios e uma dieta saudável com alimentos para suprir a falta de cálcio causada pela redução do hormônio estrógeno, fibras, frutas, verduras e alimentos diuréticos pode fazer uma grande diferença não só na balança, mas nos sintomas da menopausa.

Pratique técnicas que aliviam o estresse

Use a meditação ou qualquer outra técnica que ajude a aliviar o estrese nos momentos em que estiver muito irritada ou as ondas de calor forem muito intensas. O relaxamento também pode ajudar com a insônia ou se você acorda no meio da noite, problemas bastante comuns durante a menopausa.

Transforme seu quarto em um paraíso

Se você está tendo problemas para adormecer, acordando no meio da noite ou dormindo muito pouco há alguns detalhes que podem interferir no seu sono. O primeiro deles é a preparação do quarto. Antes de se deitar, comece a refrescar o ambiente com o ventilador, ar condicionado ou abra bem as janelas. Se seu parceiro sente muito frio, é melhor oferecer um cobertor extra. Prefira dormir sem se cobrir ou apenas com um lençol. Use roupas leves.

Vista-se para a menopausa

Se você está tendo ondas de calor, precisa lidar com elas sem perder a elegância até na hora de se vestir. Seja para trabalhar ou se divertir, o segredo para se vestir bem na menopausa é estar preparada para os “calorões” até nos dias mais frios. Vista uma blusa mais fresquinha por baixo das blusas pesadas ou carregue uma reserva na bolsa. Assim, você não corre o risco de passar por situações constrangedoras.