Como incluir smoothies na sua alimentação para tornar a sua dieta mais agradável

Veja como é possível adicionar os vitaminados menos calóricos nas suas refeições diárias e garantir mais saúde ao seu dia a dia

Por Ana Carolina Gabriel
Atualizado em 22/06/2012 13:51

smoothies Como incluir smoothies na sua alimentação para tornar a sua dieta mais agradável

Geladinho, saboroso e simplesmente refrescante. São esses itens que se caracterizam os famosos smoothies. Mas afinal, você sabe o que eles significam?

Os smoothies são bebidas naturais feitas à base de frutas diversas e geralmente se toma bem gelado. “Podemos considerá-los como vitaminados ideais para quem quer emagrecer, pois são bem menos gordurosos que os sorvetes, por exemplo, pois não são feitos com leite”, comenta a nutricionista Fabíola Gallorde.

Bem menos calóricos que as vitaminas feitas com lactose, os smoothies podem ser produzidos de duas maneiras. A primeira, é feita à base de água e frutas selecionadas. “Você escolhe a fruta que mais agradar e mistura o conteúdo com água no liquidificador”, ensina a nutricionista.

Já na outra opção, a bebida é batida com iogurte desnatado. “Além de ser menos calórico, é fonte de proteína e auxilia nos ossos, já que possui cálcio”, comenta Fabíola.

Mas como incluir esses vitaminados no dia a dia? Simples. Basta seguir a dieta sugerida pelo médico e substituir os refrigerantes pelos smoothies. Além de ser facilmente preparado, você estará ingerindo saúde na sua rotina. “Eles são ótimos para quem está de dieta, pois temos uma bebida saudável, simples de fazer e a textura cremosa deles se torna ainda mais apetitoso nos dias de calor”, diz a nutricionista.

Como fazer smoothies em casa

As vitaminas podem ser feitas com mamão, abacaxi, morangos selecionados ou até mesmo com maçã. Primeiro, higienize as frutas da melhor maneira possível.

Corte a fruta escolhida em cubinhos bem pequenos. Coloque um litro de água no liquidificador, adicione as frutas cortadas e bata bem até atingir uma textura homogênea. “Para as pessoas que estão de dieta é importante não adicionar açúcar na bebida, já que as próprias frutas são doces”, sugere Fabíola.

Se os smoothies forem consumidos na hora do almoço, prepare uma alimentação rica em verduras e legumes. “É importante que a pessoa esteja seguindo rigorosamente as sugestões do médico. Uma boa dieta é feita através de alimentos saudáveis e que sejam qualitativos em nutrição, ou seja, rico em vitaminas que o corpo necessita ao dia a dia”, comenta a nutricionista.

Segundo a nutricionista, os smoothies são mais indicados para quem está na dieta, pois são batidos com frutas naturais, sem adição de açúcar e não tem nenhum tipo de conservante, o que o torna mais saudável para a rotina de quem quer emagrecer com saúde.