Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Como identificar um homem inseguro

Conheça os sinais de que seu parceiro não tem confiança no relacionamento e pode ser possessivo

em 18/10/2012

Foto: Thinkstock

Ter um parceiro que está sempre ao seu lado, te leva para todos os lugares, se interessa pelos mínimos detalhes do seu dia, suas companhias e amizades é o sonho de muitas mulheres, mas ao serem tão criteriosas em escolher um homem que atenda a todas as suas necessidades, podem ter atraído na verdade alguém inseguro e patologicamente ciumento.

O homem, para ser um bom parceiro, deve inspirar admiração e segurança à mulher. O erro em perceber problemas de insegurança no parceiro se deve ao fato de que as mulheres rejeitam homens machistas, autoritários e mentirosos; e na busca por um homem “bonzinho” erram a mão e se conectam a homens carentes e psicologicamente doentes.

O perigo dos homens inseguros é que seus sentimentos podem evoluir para a possessividade e as características de machismo, autoritarismo e mentira podem aparecer a médio ou longo prazo.

Sinais de que um homem é inseguro

  • Observe se ele questiona, põe à prova e pede detalhes de qualquer história contada, mesmo sem você dar absolutamente nenhum motivo para desconfiança.
  • Analise se ele faz de tudo para que vocês dois façam toda e qualquer atividade juntos, mesmo coisas simples como ir trocar uma roupa em uma loja.
  • Perceba se ele reclama quando você diz que gostaria de passar um tempo com sua família ou sozinha com seus amigos. Veja se ele compete com outras pessoas com que você se relaciona.
  • Fique atenta se ele pede provas a todo instante de seu amor, telefona ou manda mensagens em excesso ou pressiona seus amigos para falar o que você acha dele ou o que tem feito quando ele não está por perto.
  • Certifique-se se ele não está invadindo sua privacidade, mexendo em sua bolsa, armários ou tendo acesso a seu telefone celular ou caixa de e-mails.
  • Não deixe passar despercebidas situações em que você se sente insegura com relação às reações de seu parceiro. Aumentar do tom de voz, fazer movimentos bruscos, dirigir em alta velocidade por raiva e fazer ameaças ainda que “no calor das emoções de uma discussão” são atitudes que devem ser consideradas como grande sinal de perigo.

Como lidar com a insegurança masculina

Se a insegurança de seu parceiro não for grave, observe se você não está dando motivo. Você pode realmente não estar interessada em nenhuma outra pessoa, mas sem querer pode estar sendo efusiva ou ignorando seu parceiro por vaidade.

Caso não haja nada de anormal na sua atitude com seu parceiro e você não consiga que ele demonstre racionalmente nenhum motivo concreto para as crises de insegurança, diga-lhe que tal sentimento só prejudica o relacionamento de vocês. Deixe claro, com palavras e ações, que não quer construir uma relação baseada em desconfiança. Se ele se sentir ainda mais ameaçado, avalie se o melhor não é por um fim no relacionamento enquanto é tempo.

Não tenha medo de por fim a um relacionamento doentio, quanto mais tempo você demora para afastar-se da situação, mais ela pode se complicar.

Não acredite em promessas de melhora se o relacionamento já tiver alcançado um nível de tortura psicológica ou violência. “Algumas mulheres esquecem que a promessa de melhora sempre será feita outras vezes… O perigo é que o próximo ato de descontrole será mais intenso que o último, pois sem tratamento psicológico o problema emocional irá se agravar”, alerta Dr. Jorge Lordello, especialista em segurança.

Se você acha que o homem que você se relaciona não será capaz de aceitar o fim do relacionamento e não terá uma boa reação, termine o relacionamento em um local público e peça para uma amiga ficar vigiando de longe a situação.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas