Como identificar e desenvolver seus talentos no trabalho

Saiba reconhecer suas qualidades no trabalho e aprimorar seus pontos fracos para alcançar o sucesso profissional

Por Andressa Dias
Atualizado em 18/01/2012 17:24

identifique seus talentos Como identificar e desenvolver seus talentos no trabalho

Um dos primeiros passos para alavancar sua carreira e alcançar o sucesso profisisonal, é identificar suas qualidades. Busque o autoconhecimento no sentido de perceber quais são seus pontos fortes e os pontos que ainda precisam ser desenvolvidos neste processo. Comece fazendo uma listagem das tarefas que você mais gosta, aquelas em que você se sente mais segura e confiante em executar no trabalho.

Além disso, tente identificar quais são suas qualidades que os colegas de trabalho mais valorizam e elogiam. A partir daí, você pode ter uma visão melhor do que pode ser aprimorado no seu rol de atividades.

Outra forma de identificar seus talentos no trabalho é fazer uma retrospectiva de momentos difíceis pelos quais você passou e como você lidou com cada situação destas. É interessante também, lembrar e valorizar suas conquistas do passado. Analise o que você fez para alcançar cada objetivo e como você lutou para chegar onde chegou. Dessa forma, você pode traçar metas para o aprimorar suas habilidades desenvolver seus talentos no trabalho.

Tente planejar seu desenvolvimento profissional de uma forma que não fique sobrecarregada e que as metas sejam possíveis de ser alcançadas, evitando frustrações. É importante também manter em mente as necessidades do mercado de trabalho na sua área e focar no que você busca profissionalmente.

Primeiro trace metas mais leves, para se sentir mais encorajada e aumente o peso do seu treinamento conforme for verificando sinais de sucesso. Se você em algum momento perceber que seu planejamento não está funcionando ou que está muito carregado, seja flexível consigo mesma e modifique as metas para não acabar desistindo.

Lembre-se que este tipo de planejamento é um investimento em você mesma e que identificar e desenvolver seus talentos no trabalho refletirá provavelmente não só em sucesso profissional, mas também numa melhora da sua autoestima, trazendo também possíveis benefícios na vida pessoal.