Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como guardar os alimentos

Dicas sobre a maneira ideal de armazenar os alimentos na geladeira ou despensa

em 27/01/2012

Para manter tudo sempre bem conservado, é preciso saber como guardar os alimentos, o que deve ir para a geladeira ou para a despensa. Lembrando sempre que conferir os prazos de validade de cada produto antes de guardar tudo é muito importante.

Na geladeira

Produtos que necessitam de refrigeração devem ser guardados na geladeira de acordo com a temperatura que necessitam. As dicas de como organizar a geladeira são simples e bem práticas.

Os frios e laticínios devem sempre ficar na parte superior, perto do congelador. Já os alimentos que necessitam de menos refrigeração, na parte inferior.

Os produtos que são usados com maior frequência devem ficar em lugar de fácil acesso e sempre visíveis. As guloseimas, carnes temperadas e sobras de alimentos devem ser guardadas em recipientes com tampa e ficar nas prateleiras intermediárias.

Nas gavetas devem ser colocadas as frutas e verduras, de preferência dentro de sacos plásticos. Refrigerantes, sucos, água, leite, conservas, molhos e alimentos de consumo rápido, devem ser armazenados na porta da geladeira. Congelados vão ao freezer.

Na despensa

Nas prateleiras e na despensa, vão os alimentos que não necessitam de refrigeração. Mas na hora de organizar a despensa, leve em conta que alguns produtos perdem seu sabor e aroma quando ficam muito em contato com o ar, por isso devem ficar sempre em lugares frescos.

Mantenha os alimentos longe da umidade, dos raios solares e não misture com os produtos de limpeza. Cada tipo de produto deve ser separado de forma correta. Os cereais e seus derivados devem sempre ser guardados em potes fechados para evitar o aparecimento de carrunchos (insetos que perfuram os alimentos), os chás devem ficar distantes de alimentos com cheiro forte e que absorvem o aroma, como o café, e os temperos devem ser separados em frascos individuais.

Comentários
Dicas relacionadas