Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Como fazer o seu dia render mais

Mande a preguiça embora, planeje suas atividades e aproveite cada minuto

em 27/01/2012

Se você sempre acha que 24 horas não são suficientes para dar conta de tudo o que você precisa fazer, talvez o problema esteja na forma como você lida com o seu tempo. Para ter uma vida mais saudável, evitar aquela sensação de cansaço excessivo e de preguiça que são resultado da correria do dia-a-dia, é necessário se organizar.

Seguindo uma rotina regrada, com horários certos para cada tarefa, seu corpo tende a responder sempre pontualmente e, de quebra, você ainda consegue deixar tudo em ordem. Saiba agora como fazer o seu dia render mais com dicas que vão fazer você aproveitar bem cada minuto. Depois, é só colocar tudo em prática.

Programe o despertador

Dormir até tarde é bom, acordar na hora que desejar então, melhor ainda. Mas para aproveitar bem o dia e cumprir as obrigações, é preciso programar seu sono.

Por mais que seja irritante o toque do despertador, sempre vale a pena ativá-lo, pois assim você não corre o risco de perder a hora todos os dias.

Manter o ritmo de levantar sempre no mesmo horário faz bem para a saúde, pois evita o cansaço ao longo do dia e diminui o risco de doenças que surgem quando o corpo está debilitado.

Aproveite a manhã

Fazer a primeira refeição do dia é essencial para fornecer mais energia para que o corpo possa realizar as atividades com muita disposição. O cardápio do café da manhã deve ser rico em cereais, minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos.

Durante o período da manhã, a capacidade cognitiva aumenta, por isso aproveite a tranquilidade logo após uma boa noite de sono para dedicar-se à tarefas que exigem concentração, como ler um livro, manter os estudos em dia, elaborar projetos, entre outras atividades.

Alimentação mais saudável

Seguir os horários corretamente é essencial, principalmente na hora da alimentação. Para evitar o consumo exagerado de alimentos que resulta no aumento de peso, o ideal é comer seis vezes ao dia e de três em três horas.

Assim gasta-se mais energia na hora da digestão, o que ajuda a queimar a gordura e manter o corpo sempre em forma. Portanto, programe-se para almoçar pontualmente todos os dias e procure seguir os mesmos horários durante a tarde para fazer uma “boquinha” ao longo do dia.

Cochilo da tarde

Sentir sono logo após o almoço, mais precisamente por volta das duas da tarde, é normal. Aquela indisposição e a preguiça que acaba tomando conta do resto do dia ocorre por consequência do processo de digestão. Mas para evitar a sonolência, é preciso ter alimentação equilibrada e saudável no almoço para não pesar muito o estômago.

Se possível, reserve um intervalo de 15 à 20 minutos para tirar um cochilo. Parece pouco, mas esse é o tempo suficiente para para relaxar a mente e aliviar um pouco o cansaço dando mais disposição para encarar o resto da tarde.

Mexa-se

Depois de encarar o restante do dia e cumprir as atividades, nada de voltar para casa e ir correndo para o sofá assistir TV. Mexa-se e faça o melhor para o seu corpo e saúde. Praticar exercícios físicos como uma simples caminhada ou até mesmo atividades em uma academia no fim da tarde é o melhor momento, pois os músculos já estão em movimento e a repiração mais constante, o que facilita a vontade de praticar atividades que movimenta o corpo.

Chegou a hora do jantar

Chegou a hora da última refeição principal do dia antes de deitar. Mesmo praticando atividades físicas, é necessário se alimentar em seguida. O cardápio do jantar deve ter alimentos mais leves e sem gordura, para que o estômago não fique pesado demais antes de ir para a cama. Procure comer lanches saudáveis, saladas, sopas e carnes grelhadas, mas sem exageros. Evite também o consumo de bebidas que contém cafeína, pois elas podem atrasar o seu sono.

Bons sonhos

Após um dia cheio de atividades e exercícios, chegou a hora de descansar para encarar a rotina novamente e, de preferência, sem nenhum cansaço. Para ter uma boa noite de sono, tome um banho relaxante, escute uma música tranquila ou leia um livro e vá para a cama cedo. Dormir oito horas por noite é o recomendado para descansar a mente e evitar a sonolência ao longo do dia.

Dormir cedo também é bom para a saúde porque deixa a pele mais bonita e saudável. Afinal, qual mulher gosta de ficar com aparência cansada e com manchas de olheiras abaixo dos olhos?

Comentários
Dicas relacionadas