Limpeza de pele caseira: aprenda como fazer limpeza de pele em casa

Entenda as principais diferenças entre o procedimento caseiro e o profissional e veja no passo a passo como cuidar da sua pele de forma segura e saudável

Por Andressa Dias
Atualizado em 16/09/2014 11:24
limpeza de pele em casa Limpeza de pele caseira: aprenda como fazer limpeza de pele em casa

Foto: Thinkstock

“A limpeza de pele tem como objetivo fazer uma desintoxicação superficial e profunda, facilitando a saída de microrganismos prejudiciais à saúde dos tecidos, removendo as células mortas, os comedões (cravos), o excesso de oleosidade, entre outras impurezas que se depositam na pele” esclarece a Dra. Inaê Cavalcanti, dermatologista da DOM Medicina Personalizada.

Ainda de acordo com a especialista, seus benefícios são notáveis tanto para a beleza quanto para a saúde da pele da face e do pescoço, pois o procedimento ajuda a desobstruir os poros, prevenindo algumas doenças de pele e melhorando a aparência do rosto.

A limpeza de pele profissional tem ação antisséptica, anti-inflamatória, preventiva de comedões e acne, efeito cicatrizante e relaxante e melhora a nutrição da pele, além de promover a estimulação do tecido e a obtenção de uma pele mais macia, tonificada, com toque aveludado, de acordo com a dermatologista.

Porém, quando pensamos em limpeza de pele em casa, a primeira coisa que vem à mente é: espremer os cravos e espinhas. Entretanto, esse não é o caminho adequado. Extrações de comedões devem ser feitas apenas por profissionais e dentro de uma rotina adequada com os produtos certos para esse fim. Sendo assim, nada de querer espremer sua pele, você pode acabar causando manchas no seu rosto e ficando com marcas para sempre.

A limpeza de pele que você pode fazer em casa é a que inclui a limpeza, esfoaliação e tonificação do tecido, tudo isso feito com produtos apropriados para o uso caseiro, ou seja, produtos de ação suave, que não vão prejudicar a sua pele.

A médica dermatologista destaca ainda que, a frequência com a qual se deve fazer uma limpeza de pele profissional é, em média, de uma vez por mês. Mas, o ideal é consultar o seu dermatologista para que ele indique a frequência ideal de realização do procedimento.

Já o cuidado de limpar e tonificar a pele em casa pode ser feito diariamente, sem nenhum problema. “Limpe muito bem a pele ao acordar e no fim do dia: à noite é o momento em que as glândulas sebáceas trabalham mais e quando ocorre a renovação celular mais intensa” diz a especialista.

Passo a passo: cuidados com a pele em casa

limpeza de pele profissional Limpeza de pele caseira: aprenda como fazer limpeza de pele em casa

Foto: Thinkstock

Ao decidir fazer a sua limpeza de pele, é importante não se prender apenas ao passo da limpeza. Existe toda uma rotina que você deve fazer para que o efeito seja o desejado, uma pele limpa e bem cuidada. Confira o passo a passo para fazer uma limpeza de pele completa em casa:

  1. Esfoliação: A esfoliação deve ser feita com um esfoliante suave, especialmente no rosto. Evite produtos com grânulos muito grossos e não faça força ao aplicar e massagear o produto.
  2. Limpeza: Aplique o gel, sabonete ou tônico de limpeza profunda com auxílio de um pad de algodão, removendo completamente as impurezas.
  3. Tonificação: Para que a sua pele se matenha hidratada e se recupere da ação da limpeza e esfoliação, é essencial fazer a aplicação de um tônico hidratante ou uma água termal. Mesmo as peles oleosas devem fazer esse passo, porém com produtos específicos para esse tipo.
  4. Proteção: Não se esqueça de que uma pele bonita é uma pele protegida dos raios UV. Nunca deixe de aplicar o protetor solar após limpar sua pele e antes de sair de casa.

Você pode fazer esse passo a passo de limpeza uma vez por semana, ou conforme a orientação do seu dermatologista. Para o dia a dia, é recomendado limpar a pele e hidrata-la ao menos uma vez pela manhã e uma vez antes de dormir. Lembrando sempre que remover a maquiagem antes de ir para a cama é primordial para manter sua pele livre do acúmulo de resíduos, pois isso é uma das principais causas do aparecimento dos cravos.

Receitas de limpeza de pele caseira

receitas de limpeza de pele caseira Limpeza de pele caseira: aprenda como fazer limpeza de pele em casa

Foto: Thinkstock

Outra opção para fazer o procedimento de limpeza em casa em vez de contratar os serviços de um dermatologista ou esteticista são as receitas caseiras. Contudo, vale ressaltar que é importante sempre consultar os especialistas, pois a limpeza de pele profissional pode surtir resultados diferentes e, em muitos casos, mais eficazes que a limpeza caseira.

Receita 1

Lave o rosto usando um sabonete neutro e seque bem com uma toalha. Em um recipiente, misture:

  • 1 gema de ovo;
  • 1 colher de mel;
  • ½ colher de farinha de trigo;
  • ½ copo de iogurte natural.

Mexa bem até que a mistura fique homogênea. Molhe um pedaço de algodão na mistura e vá passando devagar no rosto, até que fique todo coberto. Não aplique a mistura nos olhos e os lábios. Deixe agir por 20 minutos e depois retire a máscara lavando o rosto com água.

Receita 2

Comece usando uma loção de limpeza para remover as impurezas do rosto, retire resíduos dessa loção com um algodão embebido em loção tônica, fazendo sempre movimentos circulares. Depois, despeje água quente em uma bacia, e coloque um pouco de alecrim ou tomilho, pode-se usar também camomila e eucalipto.

Cubra a cabeça com uma toalha e aproxime o rosto da bacia para ficar em contato com o vapor por uns 10 minutos. O vapor tem a função de abrir os poros e facilitar a extração dos cravos. Enxugue o rosto com uma toalha para retirar a umidade e a sujeira. Finalize a limpeza de pele aplicando uma loção adstringente para remover os cravos superficiais. Vale ressaltar que a extração dos cravos profundos através da técnica de “espremer” não deve ser feita em casa.

Vídeos: limpeza de pele profissional e caseira

No vídeo a seguir, a dermaticista Juliana Martins explica passo a passo como é feita a limpeza de pele profissional. É válido lembrar que os produtos e técnicas usadas são adequadas para os profissionais, não tente repetir o processo em casa. Confira:

Neste video, a blogueira Lu Ferreira do Chata de Galocha conta sua experiência com o sistema de limpeza de pele caseiro da Clinique e dá dicas para aproveitar os produtos da maneira correta.

Outra opção de limpeza de pele caseira é com argila. No vídeo a seguir, a estudante de estética e blogueira Julia Forti explica como fazer o procedimento que não inclui extração de comedões (cravos) e outras práticas agressivas à pele.

Produtos para fazer limpeza de pele caseira

Antes de investir em um produto de limpeza, a recomendação é procurar seu dermatologista para que ele avalie as características da sua pele e sugira as combinações ideais de produtos de limpeza e hidratação para você. Confira na galeria abaixo algumas das opções recomendados para esse fim:

Sendo assim, não se esqueça: uma limpeza completa inclui a hidratação da pele após o procedimento. Assim, você garante que os resultados serão satisfatórios. E nunca, nunca mesmo, esprema cravos e espinhas em casa, isso pode causar danos irreparáveis à sua pele.