Como evitar rugas: dicas e conselhos

Para chegar à idade madura com um rosto bem conservado digno de elogios, é preciso, acima de tudo, cuidar bem da sua saúde em geral

Por Andressa Dias
Atualizado em 05/06/2013 17:11
como evitar rugas dicas Como evitar rugas: dicas e conselhos

Foto: Thinkstock

O envelhecimento da pele e o aparecimento das rugas conforme o avanço da idade são uma das coisas que mais preocupam as mulheres em geral. Não é à toa que a cada estação surgem novas linhas de cosméticos e tecnologias nas clínicas dermatológicas a fim de retardar o processo de envelhecimento ou ainda de amenizar os efeitos que o tempo já deixou na pele.

A partir dos 25 anos os primeiros sinais de envelhecimento já podem ser notados, é o momento ideal para começar a ter alguns cuidados para adiar a chegada das rugas. Dos 30 aos 50 anos, o envelhecimento da pele é considerado moderado. Mas é após os 50 anos e com a chegada da menopausa que ele se torna mais aparente por causa da alteração na produção de hormônios.

Em alguns casos, o processo de envelhecimento pode ser mais lento, mas em outros, o tipo de pele e alguns hábitos diários podem fazer com que ele aconteça mais rápido.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Dr. Andrew Mayes, a genética influencia em 50% a aparição de sinais da idade nas mulheres, ou seja, possivelmente você envelhecerá de forma similar aos pais e avós.

Por outro lado, a pesquisa revelou que os hábitos e costumes da pessoa influenciam em 33% nesse processo, sendo que fumar, fazer bronzeamento artificial e não ingerir frutas, legumes, verduras e água são apontados como principais desencadeadores do envelhecimento da pele e que podem acelerar isso em até 10 anos.

10 cuidados importantes para evitar as rugas

Para evitar que seus hábitos sabotem a sua beleza e o viço da sua pele, siga algumas dicas que vão prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento das temidas rugas.

    1. Beba água para manter a sua pele hidratada. Recomenda-se ingerir ao menos 2 litros por dia.

    2. Não fume. Fumar é um dos hábitos que mais causa rugas. Especialmente ao redor da boca. Além de deixar os dentes amarelados.

    3. Inclua no cardápio frutas, verduras e legumes que contenham vitamina C (laranja, morango, batata, brócolis, ervilha, manga, mamão), betacaroteno (abóbora, agrião, cenoura, couve, espinafre, manga), e licopeno (tomate, goiaba, melancia, uva rosada). Os antioxidantes presentes nesses alimentos evitam o envelhecimento precoce da pele.

    4. Evite ou diminua o consumo de açúcar e alimentos gordurosos e adote uma dieta desintoxicante.

    5. Proteja sua pele com filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Ficar horas pegando sol, mesmo com proteção não é aconselhável. Os efeitos do sol são cumulativos e podem demorar anos, mas um dia aparecem.

    6. Nunca coloque em prática receitas milagrosas para se bronzear mais rápido e evite fazer bronzeamento artificial.

    7. A pele do rosto fica constantemente exposta ao sol, frio e poluição. Limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente são cuidados básicos para evitar rugas no rosto.

    8. Remova a maquiagem antes de dormir. Passar uma noite sem retirá-la corresponde a três dias de envelhecimento da pele e ainda pode causar acne.

    9. Use hidratante anti-idade conforme a sua faixa etária. Não se esqueça de aplicar nas mãos e pescoço, locais onde os sinais da idade ficam aparentes e são muito negligenciados no momento da hidratação.

    10. Faça consultas com o seu dermatologista ao menos uma vez ao ano para verificar se sua pele está saudável e bem cuidada.

Há quem diga também que a posição que você dorme pode causar mais ou menos rugas. Acredita-se, na cultura popular, que se você dormir com um lado do rosto no travesseiro, este terá mais rugas que o outro. Seguindo essa lógica, o ideal seria não dormir de lado para não se deitar sobre o rosto ou então alternar o lado que dorme para que fiquem igualados. Porém, isso tudo se trata apenas de crença popular.

3 conselhos para amenizar as rugas já existentes

Se as rugas já fazem parte da sua vida, não se desespere, ainda há maneiras de amenizá-las para que elas não sejam um incômodo e não te atrapalhem. Veja as sugestões:

1. Maquiagem: Ao se maquiar, evite exagerar aplicando muito produto no rosto, pois isso deixaria as rugas ainda mais em evidência. Aposte em produtos pastosos e cremosos e evite os produtos em pó ou cintilantes. Prefira maquiagens em tons neutros e naturais.

2. Cremes: Já existem no mercado produtos que ajudam a “alisar” a pele e disfarçar as pequenas rugas que surgem no rosto, como os cremes blur e os primers que diminuem a aparência dos poros.

3. Botox: A aplicação da toxina botulínica é também uma alternativa para disfarçar os sinais da idade, pois diminui os movimentos do músculo e assim você “franze” menos o rosto.

Vale lembrar também que ter rugas é completamente natural e faz parte do envelhecimento do ser humano. Ninguém aos 80 anos terá a pele totalmente lisa e tentar conquistar isso com Botox resultará em um visual artificial, por isso, cuidado para não ficar obcecada com a jovialidade da pele. Amadurecer também é saudável.

O principal conselho é cuidar da sua saúde. A sua pele reflete o que se passa no seu organismo. Se você estiver bem alimentada, descansada, se exercitar com regularidade e evitar o estresse, sua pele ficará radiante. Por outro lado, se deixar a sua saúde em segundo plano, pode ser que isso afete também a sua aparência. Portanto, cuide-se e tenha uma pele sempre bem conservada.