Como evitar que críticas te afetem negativamente

Aprenda a lidar com as críticas e enxergá-las de maneira diferente, separando as construtivas das destruitivas

Por Andressa Dias

como evitar que criticas te afetem Como evitar que críticas te afetem negativamente

Diariamente recebemos muitas informações a nosso respeito. Opiniões sinceras, opiniões superficiais, opiniões desnecessárias e opiniões positivas. No meio desse turbilhão de julgamentos a respeito de nós, acabamos muitas vezes absorvendo só que falam de ruim sobre nós e deixamos o que há de bom para trás, isso é normal.

É comum não acreditarmos nos elogios que nos fazem e nos fazermos de vítima sempre nos colocando pra baixo e evidenciando o que temos de ruim. Mas isso não é nada saudável para nós e para nossos relacionamentos. Para que você não permita que comentários negativos afetem você, confira algumas dicas a seguir.

Relacione a crítica à sua atitude, não a você

Quando as pessoas tecem uma crítica em relação a você, geralmente a crítica se refere à situação ou à uma atitude que você tomou que ela não considerou certa. Infelizmente, nem sempre as pessoas sabem expressar isso da maneira correta e acabam criticando a pessoa me vez da atitude. Por isso sempre fique de olho para perceber quando a crítica é pessoal e quando ela se trata de uma critica a algo que você fez.

Filtre os comentários que escutar

Quando alguém estiver criticando você ou algo que você fez, filtre os comentários que forem construtivos. Críticas sem embasamento ou argumento devem ser descartadas e nunca supervalorizadas. Saiba perceber qual crítica pode te levar a uma real melhoria e qual crítica apenas quer te deixar para baixo. Assim, você ouve apenas o que pode lhe ser útil e não o que pode te trazer sentimentos negativistas.

Prefira ficar brava e não triste com os comentários

Se alguém realmente tentou te destruir com comentários, transforme o que pode ser tristeza em energia, de uma forma que aquele comentário vá te fazer querer ser ainda melhor. Sabe aquela pessoa que disse que você nunca conseguiria chegar onde você quer chegar, mostre a ela que você pode e consegue sim! Use essa energia da raiva para construir coisas boas para você, nunca para tentar destruir os outros para se promover.

Valorize a sua opinião, não supervalorize a opinião alheia

Enquanto as outras pessoas te conhecem superficialmente e poucas delas te conhecem bem, você é a pessoa que mais sabe sobre você e suas capacidades, então porque dar mais valor ao que uma pessoa disse e não valorizar o conhecimento e a opinião que você tem de si mesma? Deixe de valorizar tanto a opinião de um empregador que te recusou a vaga e passe a prestar mais atenção no que você sabe que pode e consegue.

Enfim, sempre que ouvir uma crítica não leve para o lado pessoal e carregue o comentário como se fosse uma tatuagem que nunca vai sair de você. Hoje você não conseguiu aquela vaga, mas amanhã pode conseguir outra melhor. Tudo muda, as pessoas mudam e você muda. Só que a questão é mudar para melhor, evoluir e não deixar que esses empecilhos da vida te parem e não deixem você correr atrás de seus sonhos e conquista-los. Você pode o que você quiser, acredite.