Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Como evitar problemas respiratórios no inverno

Veja dicas de como cuidar da saúde e da casa para enfrentar o inverno longe das doenças respiratórias

em 26/06/2012

Quando o frio chega, é sempre a mesma coisa: aumentam os casos de gripes, resfriados, pneumonias e alergias. Mas ao contrário do que muitos acreditam, a culpa da alta incidência de doenças respiratórias no inverno não se deve apenas às quedas bruscas de temperatura.

A população de uma maneira geral está sujeita a esses males, mas o risco é maior nas grandes cidades, onde frequentemente há aglomeração de pessoas em lugares pouco ventilados. É só reparar nos ônibus, por exemplo, que nos dias de frio intenso costumam circular com as janelas fechadas e se tornam um ambiente propício para a proliferação de vírus e bactérias.

Além disso, a menor quantidade de chuvas nesta época do ano deixa o ar seco e mais poluído. Com o clima pesado, fica cada vez mais difícil respirar, a garganta fica irritada, entre outros desconfortos causados pelos problemas de origem alérgica, como rinite, sinusite, bronquite e asma.

Quem já tem a saúde respiratória debilitada deve redobrar os cuidados. A mesma dica vale para os idosos e as crianças, que são mais frágeis e por isso podem sofrer mais com as baixas temperaturas características da estação.

Para evitar problemas respiratórios durante o inverno, é preciso ter alguns cuidados especiais com a saúde, com a limpeza e organização da casa:

  • Pessoas alérgicas devem evitar tapetes e cortinas de tecido no quarto, pois são objetos que acumulam bastante poeira e geralmente não recebem a atenção que precisam na hora da faxina. Se possível, mantenha o quarto com uma decoração simples e procure usar elementos que facilitem a limpeza;
  • Atenção também quanto aos bichos de pelúcia no quarto das crianças, eles devem ser higienizados frequentemente;
  • Cobertores, mantas e casacos que ficaram guardados por muito tempo no armário acumulam uma grande quantidade de pó e de ácaros, por isso devem ser bem lavados antes do uso;
  • Deixe as janelas abertas por pelo menos algumas horas por dia para garantir a circulação do ar;
  • Varrer a casa espalha muito a poeira, passar um pano úmido depois de usar a vassoura pode ajudar;
  • Na hora de dormir, utilize umidificadores, toalhas molhadas ou deixe uma bacia com água no quarto para manter a umidade do ambiente e garantir um sono tranquilo.

Além de cuidar da limpeza e da organização da casa, não se esqueça de caprichar na alimentação para ficar longe dos problemas respiratórios durante o inverno. Mantenha uma dieta equilibrada e aumente a ingestão de frutas e legumes.

As vitaminas contidas nos alimentos servem como uma ajuda extra para reforçar as defesas naturais do organismo. Mesmo que a sede diminua bastante com a chegada do frio, não deixe de consumir bastante líquido para manter o corpo sempre bem hidratado.

Comentários
Dicas relacionadas