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Como evitar lesões ao fazer faxina

Conheça métodos simples e fáceis de limpar a casa sem prejudicar o corpo

em 02/03/2012

Manter a casa limpa e em ordem é uma necessidade. Mas, para falar a verdade, cansa e pode, até mesmo, machucar. Ao realizar as tarefas domésticas, a mulher gasta energia articular, que tem a ver com esforço físico, não necessariamente com a perda de calorias, por isso fica exausta. No entanto, se as atividades forem praticadas de forma certa, vai sobrar disposição para sair com as amigas ou curtir a família. A mesma regra se aplica às dores musculares, fazendo corretamente, as donas de casa não se machucam.

Você sente dores e cansaço excessivo após fazer a faxina semanal? É porque provavelmente você está trabalhando com a postura corporal errada. “Uma boa alternativa para evitar dores e o cansaço excessivo é dividir as tarefas. Por exemplo, um dia para cuidar da roupa da casa, outro dia para limpar os quartos e assim por diante”, recomenda a terapeuta ocupacional Ana Lúcia Barbosa Alves.

Não escolha entre limpar a casa ou ir às compras no shopping e livre-se das dores musculares pós-faxina. Anote as dicas e dedique seu tempo ao que você mais gosta.

Mantenha-se em posição ereta

Quando for passar roupa ou lavar louça, tarefas que exigem que a mulher fique bastante tempo em pé, use um apoio embaixo dos pés, sempre alternado entre o direito e o esquerdo. Esse apoio deve ter 5 cm e ser usado da seguinte maneira: apoie uma perna sob o descanso para os pés em posição ereta. A perna que não estiver apoiada é a que dará sustentação ao corpo. Por isso, não se pode jogar o peso na perna apoiada curvando a cintura para o lado.

Para colocar ou retirar roupas da máquina de lavar, abaixe-se mantendo a coluna ereta. Ou seja, flexione as pernas e abaixe-se.

Ao varrer a casa, lembre-se de que a coluna deve estar em posição ereta. Evite abaixar-se e mantenha o cabo próximo ao corpo. Mas, como vou limpar embaixo dos móveis ou nos cantos dos cômodos? Caso seja necessário, prolongue o cabo da vassoura.

Durante o manuseio das panelas e dos alimentos, mantenha o punho alinhado ao antebraço.

Não se “estique” de mais

Quando for aspirar a casa, utilize o prolongador do cabo do aspirador para não precisar curvar a coluna.

A melhor maneira para limpar vidros e azulejos é subir em uma escada ou usar acessórios com cabos longos. A recomendação é realizar a tarefa e manter as mãos à altura dos ombros.

Se você for pegar algum objeto no alto ou estender roupas, não estique os braços ao máximo que conseguir. Suba em uma escada, cadeira ou banquinho. Para estender a roupas, o ideal é que você consiga descer o varal à altura dos ombros.

Sente-se um pouco no intervalo entre uma atividade e outra. Caso a tarefa exija que você fique muito tempo em pé, pare um pouco e sente-se.

Para que as dores musculares ou machucados não te atormentem, “basta adotar práticas para melhorar a postura durante as atividades diárias”, recomenda a Doutora Ana Lúcia.

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