Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como evitar acidentes domésticos

Saiba como evitar que as crianças se machuquem dentro de casa

em 09/08/2013

Acidentes domésticos sempre acontecem, alguns objetos e situações dentro de casa que podem ser simples para os adultos, oferecem riscos para as crianças. E como as crianças estão cada vez mais curiosas, surpreendendo os adultos a todo o momento, é preciso ter atenção redobrada para evitar surpresas desagradáveis.

Ficando dentro de casa, os pequenos se ocupam explorando o ambiente de diversas formas. Para eles tudo parece brinquedo, tudo é interessante e divertido. A criança não é capaz de avaliar o perigo e, quanto menos idade ela tiver, maior o risco de se envolver em acidentes. E é num piscar de olhos que eles acontecem. Os acidentes domésticos podem provocar desde pequenos arranhões até asfixia, sufocações, queimaduras, afogamentos e intoxicação.

Confira algumas dicas de cuidados básicos que servem não só para as mães, mas também para que as avós, tias, madrinhas possam evitar que as crianças se machuquem dentro de casa.

Brinquedos:Na hora de escolher um brinquedo, a idade e as habilidades da criança devem ser levadas em conta. Os brinquedos pequenos e com peças que possam se soltar com facilidade e serem engolidas devem ser evitados. Mantenha também fora do alcance das crianças pequenos objetos, a exemplo de moedas, botões, tampinhas de garrafa.

Medicamentos: Os devem ser guardados em lugares altos e de preferência trancados, já que as crianças são muito observadoras e estão sempre prestando atenção em tudo o que os adultos fazem.

Tomadas: As crianças podem levar choques mexendo nas tomadas. Por isso, utilize protetores especiais para as tomadas e proteja os fios desencapados.

Móveis: A disposição dos móveis de cada ambiente deve ser levada em conta. Remova os móveis que possam facilitar o acesso das crianças às janelas e lugares altos. Cuidado também com gavetas e portas, onde as crianças podem prender os dedos.

Cozinha: Mantenha facas, tesouras e outros objetos cortantes em lugares de difícil acesso, assim como fósforos e álcool. Evite usar toalhas de mesa compridas, é uma maneira de evitar que a criança possa puxá-la e derramar alimentos quentes. No fogão, utilize as bocas de trás e mantenha sempre os cabos das panelas voltados para o centro do fogão, evitando que possam ser puxados. Cuidado também com possíveis vazamentos de gás, verifique sempre se os botões do fogão e a mangueira de gás estão em ordem.

Banheiro: O ideal é que a porta do banheiro fique trancada e o vaso sanitário esteja sempre fechado. Banho de banheira só com um adulto supervisionando, um simples descuido pode causar afogamento. Antes de colocar a criança na banheira, misture a água. Coloque primeiro a água fria, depois a quente e teste a temperatura. As lâminas de barbear e o secador de cabelos devem ficar sempre guardados.

Janelas, sacadas e escadas: Quem tem criança em casa, e principalmente em apartamento, deve instalar grades e redes de proteção nas janelas e sacadas. As escadas devem possuir corrimão e o piso não deve ser escorregadio. Procure colocar barreiras, protetores e portões em todos os acessos que levem às escadas.

Área de serviço: Os baldes, bacias e outros recipientes devem ser mantidos sempre vazios e virados para baixo. Sacos plásticos podem causar sufocação, por isso devem ser bem guardados. O ferro de passar roupa jamais deve ficar ligado se não estiver em uso e quando desligado, nunca deixe o fio desenrolado. Além da alta temperatura, o ferro oferece riscos por seu peso e pela eletricidade. Produtos químicos e de limpeza são altamente tóxicos e alguns são inflamáveis, por isso devem ser deixados em locais seguros.

Jardim: Conheça bem as plantas do seu jardim, algumas podem ser tóxicas e venenosas Se existirem no seu jardim, é preferível que sejam removidas ou plantadas em lugares inacessíveis para os pequenos.

Lugares de brincar: As quedas podem provocar lesões sérias, por isso verifique se os brinquedos do playground são adequados para a idade da criança e, além disso, fique atento aos perigos como superfícies quebradas e sinais de ferrugem. A laje de casa não é lugar de criança brincar, as quedas são quase sempre fatais. Brinquedos dirigidos pela criança não devem ser usados perto de piscinas, escadas e demais espaços que possam oferecer risco de acidentes. Ensine as crianças a empinar pipa longe de fios elétricos, somente em lugares abertos.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas