Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Como evitar a gripe

Conheça algumas medidas preventivas simples para passar longe do vírus

em 19/03/2012

Febre alta, dores no corpo, mal-estar intenso, congestão nasal, tosse leve, espirros constantes. Qualquer pessoa corre o risco de pegar gripe e precisar lidar com estes desconfortos. Embora geralmente não seja uma doença perigosa, ela pode atrapalhar seus planos do final de semana ou sua rotina de trabalho ao fazer você passar alguns dias de repouso.

Para quem é pego de surpresa, o jeito é tratar dos sintomas. Mas como o vírus da gripe é altamente contagioso, o ideal é fazer o possível para evitá-lo, e a melhor maneira de evitar a gripe é praticar uma boa higiene.

Uma das principais medidas preventivas que podem ser tomadas para tentar se livrar do incômodo é lavar frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

Evite locais pouco ventilados e com aglomeração de pessoas, já que a falta de circulação do ar e o tempo seco ajudam as bactérias a se proliferarem, transmitindo a gripe e outras doenças mais facilmente. Abra portas e janelas e deixe o ar circular pelo ambiente.

Uma alimentação à base de frutas, verduras, legumes e grãos integrais é outra dica importante para impedir a gripe de se aproximar. Alimentos ricos em vitaminas A (cenoura, beterraba e tomate), C (presente nas frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, mexerica e acerola) e D (presente nos peixes, leite e seus derivados) e sais minerais entram na lista.

Os alimentos probióticos também são excelentes. Os micro-organismos vivos dos leites fermentados e iogurtes que ajudam na flora intestinal tem a função de fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo da gripe e de outras doenças.

Vale lembrar ainda a importância de ingerir bastante água para hidratar o organismo e manter a temperatura corporal.

Dormir bem e praticar exercícios também são formas de manter os vírus da gripe bem afastados do seu organismo. Isso porque o sono regula os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse e pela prevenção de doenças. Já a prática de atividades físicas aumenta as defesas do corpo. Se você já estiver infectada, movimente-se mesmo assim, pois os exercícios podem ajudar a reduzir os sintomas da doença e auxiliar na recuperação.

Além das medidas já citadas, outra alternativa para não em colocar a saúde em risco é a vacinação contra a gripe. Para estimular o sistema imunológico e proteger o organismo contra o vírus, o ideal é tomar a dose da vacina contra a gripe entre o início de março e abril devido à mudança de estação.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas