Como evitar a flacidez nos seios

Mudanças hormonais, oscilação no peso, gravidez e período menstrual são alguns dos fatores que podem deixar os seios flácidos

Por Alessandra Busko
Atualizado em 12/07/2013 15:59

evitar flacidez seios Como evitar a flacidez nos seios

O corpo feminino sofre transformações que pode alterar o tamanho das mamas. Mudanças hormonais, ganho e perda de peso, durante a gravidez e até mesmo o período pré-menstrual são alguns dos fatores responsáveis. As oscilações no tamanho dos seios provocam perda de duas substâncias que garantem a manutenção da elasticidade da pele, o colágeno e a elastina. As fibras de sustentação também se tornam mais frágeis, o que causa a flacidez dos seios e em alguns casos, ocorre o surgimento das tão temidas estrias na região.

As cirurgias plásticas e tratamentos estéticos podem até resolver o problema, mas para prevenir e manter os seus seios sempre bonitos e na medida certa, é preciso conferir dicas de como evitar a flacidez nos seios e tomar alguns cuidados diários.

Creme esfoliante

Para facilitar a absorção de produtos hidratantes na região dos seios, antes é preciso aplicar um creme esfoliante corporal para remover as células mortas da pele, deixá-la macia e bem hidratada.

Existem cremes esfoliantes corporais prontos que são encontrados nas lojas, mas se preferir uma receita caseira, basta preparar uma mistura de aveia em pó e mel.

A maneira correta de esfoliar a região é aplicar o produto nas mamas, fazer leves movimentos circulares e, em seguida, retirar o produto com água corrente. Para aumentar a circulação sanguínea na região, direcione jatos de água fria sobre os seus seios ao final do banho. Após sair do banho, com a pele úmida, aplique um creme hidratante por todo o corpo, principalmente na região dos seios, pois o produto incentiva na produção de colágeno e elastina protegendo a pele e evitando o seu envelhecimento precoce.

Use filtro solar

Todo mundo sabe que o filtro solar é muito importante para a proteção do corpo contra os raios ultra-violetas. Mas o produto não deve ser usado somente no período de férias de verão, mas diariamente e em todas as estações. Além de aplicar o filtro solar no rosto e no corpo, é preciso passar nos seios e no colo, principalmente ao usar blusas mais decotadas. O filtro solar ajuda na proteção dos raios ultra-violetas, que em contato com a pele acabam com as fibras de colágeno, favorecendo assim a flacidez na região.

Sutiã ideal

A escolha do sutiã ideal é de acordo com o tamanho dos seios também ajuda a afastar a flacidez. Para escolher o modelo ideal é preciso acomodar os seios completamente na lingerie para que não falte e nem sobre no bojo. Confira se as alças do sutiã ajustam corretamente ao seu corpo. Elas devem ficar centralizadas no ombro e devem ser ajustadas de maneira que não fiquem nem muito frouxas deixando os seios sem sustentação, e nem muito apertadas, causando dores nos ombros e pescoço.

Ao contrário do que se pensa, as alças não são as responsáveis pela sustentação dos seios, e sim a faixa que fica no tórax. Essa parte do sutiã deve ficar bem ajustada ao corpo, a peça não pode “subir” nas costas ou na frente e nem fazer pressão demais.

Mulheres de seios pequenos podem escolher modelos de sutiãs com bojo e enchimento, com fecho frontal. Já quem tem os seios grandes precisa optar por sutiãs com o máximo de sustentação e que garanta segurança e firmeza. Modelos com alças largas e laterais e com costas reforçadas são os mais indicados.

Mantenha o peso

De acordo com o ganho de peso, a pele do corpo estica, principalmente na região dos seios. Se ocorrer o efeito sanfona – engorda e emagrece – a pele pode acabar deixando os seios flácidos e em alguns casos, com estrias.

Tudo isso porque a oscilação do tamanho dos seios provoca perda de duas substâncias que garantem a manutenção da elasticidade da pele, o colágeno e a elastina. E para evitar a flacidez dos seios, fique sempre de bem com a balança controlando o seu peso com uma alimentação saudável e a prática de exercícios.

Postura correta

Além de causar dores nas costas ou problemas mais graves, a má postura também é uma das causas que pode originar seios flácidos e caídos. Portanto, mantenha a boa postura alinhando sempre as costas e evite curvar os ombros para frente. Esteja atenta com a postura ao sentar, abaixar, carregar peso e demais atividades diárias que possam interferir na coluna.