Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Como escolher tênis para corrida

Veja como decidir qual tênis usar antes de começar a praticar corrida para evitar problemas ortopédicos

em 11/06/2013

É muito importante tomar cuidado ao escolher o calçado correto para praticar qualquer atividade física, especialmente quando falamos em corrida. Evite fazer caminhadas e mais ainda corridas com calçados comuns, como chinelos e sapatilhas. Neste caso, o ideal é usar um tênis. Mas como escolher tênis para corrida?

Cada pessoa tem um tipo diferente de pisada, pois cada pessoa força mais uma parte ou outra do pé. Sendo assim, é aconselhável fazer um teste de pisada antes de adquirir seu tênis para a prática de corrida. Esse teste está disponível na maioria das lojas de artigos esportivos e não tomará mais que 5 minutos da sua jornada.

Os 3 tipos de pisadas

Na pisada pronada, a pessoa pisa com mais força para dentro fazendo com que a parte interna da sola do tênis fique mais gasta que o restante. Já na pisada supinada, a pisada é mais para fora e assim a parte externa da sola é a que fica mais gasta. Na pisada neutra, há um equilíbrio da força utilizada nas diversas partes do pé e isso faz com que a sola seja gasta da mesma forma por toda a sola do tênis.

Além do fator pisada, é relevante considerar também se o tênis é confortável, se ele se adapta bem ao seu pé e se o material utilizado permite que o pé respire.

Outro aspecto importante na hora de escolher o tênis para corrida é verificar se o modelo do tênis escolhido é apropriado para o solo onde você vai correr, pois existem tênis para corrida em diferentes tipos de solos.

Considere também o tipo de amortecimento oferecido pelo calçado para que sua corrida seja mais agradável. Escolha com calma o seu tênis para corrida a fim de que você se beneficie dessa atividade física e que você não tenha problemas ortopédicos no futuro em decorrência desta atividade.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas