Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Como escolher o bolo de casamento

O bolo da festa de casamento precisa ser bonito, saboroso e ainda caber no orçamento dos noivos

em 11/06/2013

O bolo de casamento é quase tão importante quanto o vestido da noiva. Precisa ser bonito, gostoso, combinar com o estilo do casal e ainda caber no orçamento da festa. Por isso, precisa ser bem escolhido. Mas para ter um bolo de casamento perfeito, a noiva deve prestar atenção em alguns detalhes, entre eles a decoração, o tamanho, o recheio, o local onde o doce será colocado.

Se você já tem o bolo em mente, é só procurar uma fada madrinha para materializar este sonho. Senão, a dica é procurar fotos de bolo de casamento para usar como referência na construção do seu. A partir daí, é só personalizar da maneira que desejar.

Decoração do bolo de casamento

Uma dica importante é combinar o bolo com o estilo da festa. Portanto, não invente demais e tome cuidado com a mistura de cores. Usar um bolo moderno em uma festa de casamento com decoração clássica pode não ser uma boa opção, mas nada impede que você use sua criatividade como quiser.

A decoração do bolo de casamento precisa ser delicada. Flores de tamanhos variados, laços e bolinhas são alguns exemplos bastante usados, mas há opções para todos os gostos. Os tradicionais noivinhos no topo do bolo nunca saem de moda e podem ser personalizados, deixando a festa com a cara dos noivos.

Recheio para bolo de casamento

A regra de que menos é sempre mais é bastante válida na escolha do recheio do bolo de casamento. Misturar vários sabores pode deixar o doce enjoado. Além disso, não se esqueça de que seus convidados têm gostos diferentes e pode ser que suas preferências não agradem.

Escolha um sabor clássico e suave. Os mais tradicionais e que costumam agradar a maioria dos convidados são chocolate, creme de baunilha, nozes, coco e bem casado. Quando servido com sorvete, o bolo de casamento se transforma em uma sobremesa deliciosa, aproveite a dica.

Não erre na quantidade

Para não correr o risco de ficar em uma saia justa daquelas, considere 100 gramas por convidado se o bolo for o único doce a ser servido pelo buffet. Como nem todos comem o bolo, calcular a quantidade para cerca de 30% dos convidados é suficiente. Se a festa tiver docinhos e quanto maior a quantidade e a variedade de deles, menos bolo deve ser encomendado.

Leve em conta também que nos casamentos pela manhã com comemoração no almoço, a tendência é que mais pessoas provem o bolo. Já nos casamentos à noite, o bolo pode ser menor.

Onde devo colocar o bolo de casamento?

Além de gostoso, o bolo precisa ficar bonito nas fotos do casamento. Um detalhe importante, mas que pode passar despercebido para muitas noivas, é o tamanho do bolo de casamento. De nada adianta encomendar um bolo lindo, todo decorado, com quatro ou cinco andares, se o casal for baixinho.

Isso mesmo, o tamanho do bolo deve ser proporcional à altura dos noivos. Afinal, noiva nenhuma gostaria de ter a desagradável surpresa de descobrir que ficou escondida atrás do bolo só quando receber o álbum de casamento.

Pense também no local onde o bolo de casamento vai ficar. Se for a mesa de doces, o bolo pode ser menor, já que os quitutes ajudam a decorar o local. Mas se a intenção for deixá-lo em uma mesa no meio do salão ou na pista de dança, escolha um bolo maior e mais chamativo.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas